Governo intensifica vigilância no Parque do Cantão para prevenir gripe aviária entre aves migratórias

 

O Governo do Tocantins deu início, nessa segunda-feira, 2 , a uma operação de vigilância sanitária e prevenção contra a gripe aviária no Parque Estadual do Cantão. A iniciativa se estenderá até sexta-feira, 6 , e é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio, o trabalho visa reforçar a vigilância epidemiológica e evitar que a doença se instale no estado. “Esta semana, realizaremos visitas às comunidades ribeirinhas, orientando a população e distribuindo material educativo sobre a doença e as formas de prevenção. Também realizaremos inspeções em áreas de concentração de aves silvestres migratórias”.

Comunidades ribeirinhas e aves migratórias estão no foco

As equipes técnicas envolvidas estão percorrendo pontos estratégicos onde aves silvestres costumam pousar, mapeados previamente ao longo de 2024. A iniciativa considera que o Tocantins faz parte da rota migratória Brasil Central, por onde passam aves vindas de outros continentes, principalmente ao longo dos rios Araguaia e Tocantins.

Parque do Cantão e Ilha do Bananal são áreas sensíveis

O estado possui duas regiões identificadas pelo ICMBio como zonas de descanso de aves migratórias: o Parque Estadual do Cantão e a Ilha do Bananal. Essas áreas são consideradas prioritárias no monitoramento, pois concentram grandes volumes de aves durante os períodos migratórios, aumentando o risco de disseminação da influenza aviária.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias