Durante a abertura da Agrotins 25 anos, nessa quinta-feira, 15, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou a implantação do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Tocantins (Sirbov/TO). A novidade será coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro).
O objetivo é simples e ambicioso: controlar, com precisão, cada cabeça de gado criada no estado, desde o nascimento até o abate, em linha com o Plano Nacional de Rastreabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária. A meta federal é que todo o território nacional esteja coberto por esse tipo de sistema até 2032.
Com o novo sistema, cada animal receberá um código de identificação único. Isso permitirá registrar todo o histórico sanitário, as movimentações e até os tratamentos recebidos. Na prática, o produtor terá controle detalhado sobre seu rebanho, enquanto o governo poderá agir com mais rapidez em casos de surtos ou emergências sanitárias.
“Estou muito satisfeito com este projeto, que vai facilitar o trabalho dos produtores e fortalecer a nossa pecuária. A nossa gestão está comprometida em apoiar ações que tragam desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente. A rastreabilidade do rebanho é prioridade e vai abrir novas oportunidades para o Tocantins”, disse o governador.
Segundo o presidente da Adapec, Paulo Lima, o Sirbov traz ganhos concretos. “Com a identificação individual de um animal, iremos aumentar de forma significativa o nível de controle e precisão sanitária do rebanho, pois cada animal é registrado com um código único, o que permite monitorar e documentar seu histórico de manejo sanitário, movimentações e tratamentos de forma detalhada. Desta forma, os pecuaristas terão a oportunidade de melhorar a gestão de seu rebanho”.
O secretário da Agricultura, Jaime Café, afirmou que o estado já iniciou a implantação do sistema. Um dos focos será apoiar cerca de 20 mil pequenos criadores com a compra dos brincos de identificação. O investimento previsto é de R$ 5 milhões.
“Com a autorização do governador Wanderlei Barbosa, iniciamos a implantação do sistema. O objetivo é preparar o estado para atender à exigência de rastreamento obrigatório a partir de 2033 e abrir acesso a mercados internacionais mais valorizados. Para isso, foi apresentada uma proposta de R$ 5 milhões para apoiar cerca de 20 mil pequenos produtores na aquisição do brinco de identificação. Contamos com o trabalho exemplar da Adapec, que atua na gestão da pecuária, setor que ocupa 70% da área do estado, e reforçamos o compromisso em fortalecer essa importante atividade econômica”, destacou o secretário.
Tocantins perto de ser livre de aftosa sem vacinação
O lançamento do Sirbov acontece em um momento estratégico. O Tocantins está em fase final de reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação, status que deve ser oficializado em breve pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
A medida coloca o estado em uma posição de destaque no agronegócio nacional, elevando o patamar da pecuária tocantinense no cenário global.
Agrotins comemora 25 anos com inovação no campo
A Agrotins 2025 marca o jubileu de prata de um dos maiores eventos do agro brasileiro. A feira, que acontece em Palmas, reúne produtores, empresas, órgãos públicos e instituições de pesquisa em torno de inovações tecnológicas, debates e ações que impactam diretamente o campo.