Estudo do Governo propõe nova rota para tirar caminhões de curva perigosa na serra de Taquaruçu

 

O Governo do Tocantins iniciou um estudo técnico para criar uma rota alternativa entre Buritirana e Palmas, com foco em melhorar a segurança de caminhões e veículos de turismo que atualmente passam pela curva acentuada da TO-030, nas proximidades da Cachoeira da Roncadeira, em Taquaruçu.

O novo trajeto estudado deve cortar a zona rural e incluir pavimentação asfáltica a partir da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Sueli Pereira de Almeida Reche até a estrada que leva ao município de Aparecida do Rio Negro (BR-010).

Durante visita ao local nessa segunda-feira, 12 , o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a mudança é urgente para evitar novos acidentes.  “Estamos em uma área muito perigosa da serra de Taquaruçu que possui movimento intenso, onde caminhões capotam constantemente. Estamos buscando alternativas para retirar o trânsito pesado daqui. Visitamos o local com nossos engenheiros, técnicos e o presidente da Ageto [Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins], Márcio Pinheiro, avaliando qual é a solução que temos. Discutimos uma possível pavimentação entre a estrada que liga a Escola Sueli Reche até a via que vem de Aparecida do Rio Negro, com o objetivo de desviar esse trânsito pesado da curva”.

O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, e uma equipe técnica acompanharam o governador no reconhecimento da área.

Nova ligação pode reduzir riscos de acidentes

A proposta surge diante da dificuldade técnica e financeira de construir um desvio direto em plena serra. Como solução viável, o governo estuda integrar a estrada vicinal de Santa Tereza com a BR-010, formando um caminho mais seguro para quem vai ou volta do Jalapão.

Levantamento técnico em andamento

O superintendente da Ageto, Max Rodrigo Barbosa Souza, detalhou que será feito um estudo minucioso para definir a intervenção ideal.   “Será feito um estudo para a melhoria do tráfego no acesso à curva. Vamos realizar esse levantamento por meio de um projeto e, depois disso, alguma intervenção será executada, que ainda será definida pelo próprio projeto. Mas, por enquanto, a ideia principal é esse estudo, focado na melhoria do acesso à curva e do tráfego naquele ponto, para tentar evitar mais acidentes”.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias