Receita libera restituição para quem caiu na malha fina e regularizou pendências

 

Mais de 279 mil pessoas que estavam com pendências no Imposto de Renda vão receber restituição nesta quarta-feira, 30. O valor total a ser pago pela Receita Federal neste lote especial da malha fina de abril é de R$ 339,6 milhões, incluindo também valores residuais de anos anteriores.

Do total a ser distribuído, cerca de R$ 180 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso. Veja quem está no topo da fila:

  • 204.798 pessoas que informaram a chave Pix (CPF) na declaração ou utilizaram o modelo pré-preenchido.

  • 25.283 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos.

  • 9.502 pessoas cuja principal fonte de renda vem da área do magistério.

  • 4.284 idosos com mais de 80 anos.

  • 3.820 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave.

Os demais 31.813 beneficiados não se enquadram nas categorias de prioridade e não informaram a chave Pix.

Desde o dia 23, os contribuintes podem verificar se estão no lote de restituição acessando o site da Receita Federal. Para isso, é necessário clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para celulares e tablets.

Como será feito o pagamento

O valor da restituição será depositado na conta bancária indicada na declaração ou na chave Pix (do tipo CPF), se informada. Caso o dinheiro não caia na conta, como em casos de contas encerradas, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.

O resgate pode ser feito no Portal BB ou agendado pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais),

  • 0800-729-0001 (outras localidades),

  • 0800-729-0088 (para pessoas com deficiência auditiva).

E se o valor não for sacado

Se o contribuinte deixar passar o prazo de um ano sem retirar o dinheiro, será necessário fazer um novo pedido no portal e-CAC. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda”, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária” e seguir as instruções.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias