Receita Federal libera consulta para restituição da malha fina a partir desta segunda-feira, 24

 

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta segunda-feira, 24 , a consulta ao lote de restituições da malha fina referente a fevereiro. O pagamento inclui também valores residuais de anos anteriores para contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco.

No total, 120.039 contribuintes serão contemplados, somando um montante de R$ 253,88 milhões. Deste valor, R$ 168,86 milhões serão destinados a grupos com prioridade na restituição.

A distribuição dos valores segue critérios estabelecidos pela Receita Federal. A maioria dos beneficiados, 75.790 contribuintes, utilizou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou optou pela declaração pré-preenchida. Desde 2023, essa modalidade garante prioridade na restituição.

Outros grupos prioritários incluem:

  • 16.215 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 4.013 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 3.163 idosos acima de 80 anos;
  • 2.405 pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves.

Os demais 18.453 contribuintes não informaram chave Pix e não se enquadram em categorias prioritárias.

Como consultar

Os contribuintes podem verificar se receberão a restituição acessando o site da Receita Federal. Basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.

Quando será feito o pagamento

O pagamento das restituições está programado para o dia 31 de março. O valor será depositado na conta bancária indicada na declaração do Imposto de Renda ou na chave Pix informada. Caso o depósito não seja realizado, seja por erro na conta informada ou conta inativa, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Como resgatar valores não creditados

Se o dinheiro não for depositado, o contribuinte pode solicitar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, acessando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (outras localidades);
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o resgate não for feito no prazo de um ano, o contribuinte precisará solicitar a restituição pelo Portal e-CAC. No site, deve acessar “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias