Na manhã desta sexta-feira, 14, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, junto ao secretário da Segurança Pública, delegado Bruno Azevedo, anunciou um significativo avanço no sistema de segurança pública do Estado. Foram entregues 111 novos veículos para a Polícia Civil e a Polícia Científica, além das licenças para o inovador software Cellebrite Inseyets, que fortalecerá as investigações digitais da corporação.
Com um aporte de R$ 2,5 milhões, o governo renovou a frota de veículos que agora inclui diferentes modelos, como o Versa, L200 e Duster. Além de veículos caracterizados para patrulhamento, foram adquiridos carros descaracterizados destinados ao serviço de inteligência e investigações. A iniciativa visa aprimorar a agilidade e a eficiência no atendimento às demandas de segurança em todo o Estado.
O governador destacou a importância da modernização, afirmando que a atualização tecnológica e estrutural das forças de segurança é essencial para a melhoria contínua dos índices de criminalidade no Tocantins.
“Estamos entregando todo o aparato necessário para modernizar o sistema de segurança pública. Precisamos acompanhar a agenda de modernização tecnológica para proporcionar melhores condições de trabalho aos homens e às mulheres que atuam nas nossas forças de segurança em um trabalho integrado. O nosso propósito é melhorar cada vez mais este sistema de segurança para continuar reduzindo os índices de criminalidade”, afirmou Wanderlei Barbosa.
O grande destaque do evento foi a entrega das licenças para o software Cellebrite Inseyets, uma ferramenta de ponta no campo das investigações digitais. Com um investimento de R$ 2 milhões, a plataforma irá permitir a extração e análise de dados de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. O sistema promete acelerar e tornar mais precisa a resolução de investigações criminais ao permitir a recuperação de informações detalhadas, como registros de chamadas, mensagens e mídias.
Maior agilidade nas operações policiais
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, destacou que a renovação da frota e a introdução de novas tecnologias são passos importantes para garantir a efetividade das operações. “Os novos veículos representam mais do que a modernização da frota. Eles simbolizam o esforço em garantir melhores condições de trabalho para nossos policiais, aumentando a agilidade, a eficiência e a capacidade de resposta das operações investigativas”.
Integração de esforços na segurança pública
O superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Édson Almeida, também comemorou a chegada do Cellebrite Inseyets, reforçando que a ferramenta vai beneficiar tanto as investigações da Polícia Civil quanto os trabalhos de inteligência. A modernização no setor de perícias digitais é vista como um avanço significativo para o sistema de justiça criminal do Estado.
As permissões de uso do software foram destinadas ao setor de inteligência da Polícia Civil e ao Núcleo Especializado de Computação Forense da Polícia Científica, ambos localizados em Palmas.