A partir da década de 1970, o norte de Goiás, foi definitivamente incorporados à dinâmica da expansão capitalista através da produção de grãos, da colonização privada, e da construção de grandes rodovias, como por exemplo a Trasamazônica, a BR-153 (Belém a Brasília) passaram a ser sinônimo de progresso, desenvolvimento e integração nacional, além de atraírem cpitais, migrantes e surgimento de cidades, foram fundadas com a ocupação agrícola, voltada basicamente para a dinâmica de exportação, principalmente de grãos como a soja, arroz a carne bovina e por último a cana-de-açúcar, porém foram responsáveis pela grande degradação ambiental, seja na destruição dos Biomas do Cerrado ou da Floresta de transição ou também com impactos negativos desta inserção econômica no âmbito social, cultural em comunidades tradicionais da área de influência dessas rodovias.

Prefeitura de Palmas define obras em hortas comunitárias com construção de duas novas e reforma de seis unidades
A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), assina nesta quinta-feira, 28, às