A Operação Piracema, coordenada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), teve suas atividades finalizadas nessa segunda-feira, 27. Iniciada no dia 22, a operação percorreu diversas regiões do estado, focando na remoção de materiais de pesca ilegais. Durante as ações, 1,8 mil metros de redes de pesca foram recolhidos, com a missão de garantir a preservação das espécies que entram em período de desova.
O principal objetivo da operação é a proteção das espécies de peixes que se reproduzem durante o período de defeso, que se estende até 28 de fevereiro. Essas medidas são essenciais para a sustentabilidade ambiental, pois ajudam a garantir a manutenção da biodiversidade aquática e o equilíbrio dos ecossistemas no Tocantins.
Na região norte do Tocantins, os fiscais concentraram as ações em cidades como Tocantinópolis, Araguatins, Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins. Em um total de 700 metros de redes de pesca, uma tarrafa e três arpões foram apreendidos, além de outros materiais usados de forma ilegal. Além da apreensão de equipamentos, as equipes também promoveram palestras educativas, reforçando a necessidade de seguir as normas estabelecidas durante o período de Piracema.
Fiscalizações no Sul
Na região sul, a fiscalização se estendeu ao longo do Rio Formoso, abrangendo locais como o Lago do Surubim, Córrego Caracol e Calumbi. Os patrulhamentos aquáticos e terrestres resultaram na apreensão de 1,1 mil metros de redes de nylon, usadas de forma predatória para capturar grandes matrizes de peixes. O material removido representa uma ameaça direta à fauna aquática, comprometendo a reprodução das espécies e o equilíbrio ambiental.
Compromisso com a Conservação e Sustentabilidade
De acordo com Cândido José dos Santos Neto, responsável pela fiscalização do Naturatins, as ações realizadas têm como foco garantir a preservação dos ecossistemas aquáticos do estado. “Essas iniciativas são essenciais para proteger a vida nos rios e lagos do estado, garantindo a sustentabilidade dos ecossistemas e da economia local”.
Colaboração popular nas ações de fiscalização
O Naturatins reforça a importância da participação da população na operação. Denúncias sobre práticas ilegais podem ser feitas por meio da Linha Verde (0800 063 1155) ou pelo WhatsApp (63) 99106-7787.