Inscrições para o Sisu 2025 terminam nesta terça-feira, 21; confira datas e como participar

Inscrições para o Sisu 2025 terminam nesta terça-feira, 21; confira datas e como participar
A seleção leva em consideração a pontuação dos candidatos e o perfil socioeconômico, para alocar as vagas nas universidades públicas

 

 

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão prestes a terminar nesta terça-feira, 21 de janeiro. O período de inscrição começou na última sexta-feira, 17. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. As matrículas para os aprovados deverão ser feitas entre 27 e 31 de janeiro. Quem não for selecionado nas opções iniciais poderá participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro.

O Sisu é um sistema gerido pelo Ministério da Educação (MEC), que seleciona candidatos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção leva em consideração a pontuação dos candidatos e o perfil socioeconômico, para alocar as vagas nas universidades públicas.

A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada online, no portal do Sisu. Para acessar o sistema, o candidato precisa utilizar seu login e senha do gov.br. Ao entrar, o sistema já recupera automaticamente as notas do Enem do ano anterior, facilitando o processo.

Escolhas e alterações durante a inscrição

Ao se inscrever, o candidato precisa preencher um questionário socioeconômico, que será usado para as políticas de cotas, e escolher até dois cursos de sua preferência. É possível fazer alterações nas escolhas durante o período de inscrição, mas, no final, a última inscrição registrada será a que será considerada no processo.

O que fazer se não for selecionado?

Quem não for aprovado nas duas opções de cursos que escolheu ainda poderá entrar na lista de espera, que estará disponível entre 26 e 31 de janeiro. Podem se inscrever os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se declararam como treineiros.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias