As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão prestes a terminar nesta terça-feira, 21 de janeiro. O período de inscrição começou na última sexta-feira, 17. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. As matrículas para os aprovados deverão ser feitas entre 27 e 31 de janeiro. Quem não for selecionado nas opções iniciais poderá participar da lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro.
O Sisu é um sistema gerido pelo Ministério da Educação (MEC), que seleciona candidatos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção leva em consideração a pontuação dos candidatos e o perfil socioeconômico, para alocar as vagas nas universidades públicas.
A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada online, no portal do Sisu. Para acessar o sistema, o candidato precisa utilizar seu login e senha do gov.br. Ao entrar, o sistema já recupera automaticamente as notas do Enem do ano anterior, facilitando o processo.
Escolhas e alterações durante a inscrição
Ao se inscrever, o candidato precisa preencher um questionário socioeconômico, que será usado para as políticas de cotas, e escolher até dois cursos de sua preferência. É possível fazer alterações nas escolhas durante o período de inscrição, mas, no final, a última inscrição registrada será a que será considerada no processo.
O que fazer se não for selecionado?
Quem não for aprovado nas duas opções de cursos que escolheu ainda poderá entrar na lista de espera, que estará disponível entre 26 e 31 de janeiro. Podem se inscrever os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se declararam como treineiros.