Conta de Luz Alta? Entenda os fatores e dicas para reduzir o consumo

Práticas de consumo consciente de energia dentro de casa ajudam para não ser surpreendido com uma conta de luz mais cara, orienta concessionária.

O aumento na conta de luz surpreendeu muitos consumidores nos últimos meses. De acordo com concessionárias, fatores externos, como as altas temperaturas e a ativação das termelétricas, impactaram diretamente o consumo de energia em todo o Brasil, especialmente em regiões mais quentes, como o Tocantins. Embora a tarifa por kWh não tenha sofrido reajuste recente, a demanda por aparelhos como ar-condicionado e ventiladores aumentou, elevando o consumo e, consequentemente, o valor das contas de energia.

Em agosto e setembro, o Tocantins registrou temperaturas até 4°C acima da média histórica, segundo a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. Com o calor intenso, equipamentos como ar-condicionado e geladeiras precisam trabalhar mais para manter o conforto térmico, o que aumenta o consumo. “Quando o ar-condicionado precisa resfriar um ambiente de 38°C para 20°C, ele consome mais energia. Ajustar a temperatura para 23°C já ajuda a reduzir o impacto”, explica Lutiary Basílio, analista de eficiência energética.

Além do calor, as condições climáticas afetam o nível dos reservatórios hídricos, essenciais para geração de energia. Com a necessidade de ativar as termelétricas — uma fonte mais cara —, o país voltou a adotar a bandeira tarifária vermelha no nível II, com uma taxa extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos desde o início de outubro. O último acionamento desse patamar foi em 2021.

Dicas para Economizar na Conta de Energia

Para ajudar os consumidores a reduzir o valor da conta, a concessionária recomenda algumas práticas de eficiência energética:

  • Ar-condicionado: Prefira modelos econômicos, mantenha os filtros limpos e feche janelas e portas para evitar perda de temperatura. Durante o dia, evite que o sol entre no ambiente refrigerado.
  • Geladeira: Coloque o eletrodoméstico longe de fontes de calor, como fogões e janelas. Evite o abre e fecha constante da porta e mantenha os alimentos em temperatura ambiente antes de guardá-los.
  • Roupas leves: Use tecidos que não precisam de ferro de passar, economizando no uso do eletrodoméstico. Além disso, lave roupas em grandes quantidades, diminuindo o uso da máquina de lavar.
  • Vedação da geladeira: Verifique a vedação das portas; um teste simples é colocar uma folha de papel ao fechar a porta. Se a folha sair facilmente, pode ser necessário substituir a borracha.
  • Chuveiro elétrico: Durante o calor, evite o uso do chuveiro elétrico, pois ele é um dos principais vilões do consumo.
  • Desligue equipamentos inativos: Configure o desligamento automático de aparelhos e retire-os da tomada quando não estiverem em uso.

Diante do cenário de aumento de consumo e tarifas, seguir essas orientações pode ajudar os consumidores a evitarem surpresas desagradáveis ao receberem a conta de luz, contribuindo para um uso mais consciente da energia em casa.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias