Acusados de motim na prisão Barra da Grota em 2018 serão julgados este mês em Araguaína

Dezoito acusados em um único caso serão julgados no Tribunal do Júri de Araguaína que será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, trata-se de acusados de motim no estabelecimento prisional Barra da Grota, ocorrido em 2018, os acusados já estão presos. O julgamento é de repercussão no Município e terá mais de 40 testemunhas para oitiva em plenário.

A rebelião aconteceu em 02 de outubro de 2018, houve um tiroteio e 28 presos conseguiram escapar utilizando uma professora e agentes penitenciários como reféns. Na ocasião nove presos morreram. A rebelião começou dentro da sala de aula da unidade, agentes penitenciários foram baleados durante o tiroteio.

O Tribunal do Júri poderá ter prorrogação para os dias seguintes, diante da amplitude do caso. A previsão de duração da sessão plenária é de pelo menos cinco dias, com possibilidade de prorrogação para os dias subsequentes.

 Fórum

Diante da condição específica e a complexidade do caso e do grande número de réus presos e testemunhas, o Fórum da comarca adotará medidas mais rigorosas de segurança. Conforma o TJ – TO,  serão utilizadas medidas específicas diferentes daquelas empregadas em outras plenárias para “garantir a segurança e integridade física dos acusados, das partes, dos serventuários da justiça e todos os envolvidos na realização dos trabalhos do júri, assim como dos expectadores e do público em geral que frequenta as dependências do Fórum de Araguaína”.

Primeira pauta

De acordo com a pauta, o primeiro processo da temporada se refere ao julgamento que consta na ação penal e que tem Breno Raylan da Silva Rodrigues como réu.

Foto de Lorena Karlla Mascarenhas
Lorena Karlla Mascarenhas
Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias