Dia dos Surdos: Lei prevê institucionalização do uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais

Close-up Of A Person Teaching Sign Languages To Multiethnic Pupils Sitting On Sofa At Home
O dia 26 de setembro é lembrado como o Dia Nacional dos Surdos e é uma data de reflexão sobre os direitos e a inclusão da pessoa surda. A data foi escolhida para relembrar o Congresso de Milão ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880 – a primeira conferência internacional de educadores de surdos –, em que se proibiu o uso de línguas de sinais no mundo. Mas, quais seriam os direitos da pessoa surda previstos na legislação? As principais legislações que tratam a temática são o Decreto 5.626/2005 e a lei 10.436/2002.
A lei considera pessoa surda “aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras”.  A deficiência auditiva é considerada aquela que apresenta perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz”.

 

É também por meio da Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, especificamente no artigo 10, que foi reconhecida, como meio legal de comunicação e expressão, a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados. “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.

Também consta na legislação que “deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”.

Setembro Azul
O mês de setembro é incorporado como o Setembro Azul – Mês de Conscientização sobre as conquistas da comunidade surda, sendo considerado um mês de marcos históricos para a comunidade surda: no dia 10 é celebrado como o Dia Mundial da Língua de Sinais, data escolhida por relembrar o Congresso de Milão ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880 – a primeira conferência internacional de educadores de surdos –, em que se proibiu o uso de línguas de sinais no mundo.
No Brasil a data foi criada em  2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto segue em atividade e, atualmente, possui cerca de 600 alunos. Já o Dia Internacional do Surdo ocorre no dia 30 de setembro, bem como o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais.

 

Foto de Lorena Karlla Mascarenhas
Lorena Karlla Mascarenhas
Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias