Prazo para pagamento à vista do IPVA 2024 no Tocantins termina na próxima terça-feira, 15

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), não pagar o IPVA dentro do prazo pode trazer sérias complicações

 

Os proprietários de veículos no Tocantins devem se atentar ao prazo para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024, que encerra no dia 15 de outubro. A partir de agora, o pagamento só pode ser feito à vista, pois o período de parcelamento já foi finalizado.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), não pagar o IPVA dentro do prazo pode trazer sérias complicações. O atraso pode resultar no impedimento de realizar o licenciamento do veículo, além de estar sujeito a multas, remoção do automóvel e acréscimos de juros.

A inadimplência pode dificultar também o processo de compra e venda do veículo, e até levar o nome do contribuinte para a dívida ativa, o que pode atrapalhar em solicitações de crédito, como empréstimos.

Como emitir o boleto de pagamento

Para efetuar o pagamento, o contribuinte precisa emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) através do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na seção IPVA. Será necessário informar dados como o CPF ou CNPJ do proprietário, a placa do veículo e o número do RENAVAM. O pagamento pode ser realizado via código de barras ou PIX.

Atenção a golpes relacionados ao IPVA

O Detran-TO alerta para o risco de golpes envolvendo o pagamento do IPVA. Os boletos devem ser gerados diretamente no site da Sefaz para evitar fraudes, garantindo que o pagamento seja feito de forma segura.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias