Esquadrão Antibombas apreende quase uma tonelada de explosivos em rodoviária de Palmas após denúncia anônima

A polícia estima que o material apreendido, se detonado, teria um raio de ação de até 3 km, causando danos materiais e colocando em risco a vida de pessoas em um raio extenso

 

Uma operação policial do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) apreenderam na Rodoviária de Palmas na tarde desta sexta-feira, 10, quase uma tonelada de explosivos, que foi encontrada dentro de caixas de papelão em um ônibus comercial que fazia a rota Bahia-Pará. A carga, altamente sensível, era transportada de forma irregular e sem nota fiscal.

A ação do BOPE foi desencadeada por uma denúncia anônima que informava sobre a presença de explosivos no veículo. Ao chegarem ao local, os policiais especializados constataram a veracidade da informação e iniciaram a operação de retirada e desativação dos artefatos.

Material Extremamente Perigoso

As caixas continham diversos tipos de explosivos, incluindo espoletas, encartuchados de emulsão e quase 500 metros de fios de cordel detonante de nitropenta. Também, foram encontrados equipamentos utilizados para perfuração de rochas, o que leva à suspeita de que o material seria utilizado em atividades ilegais de garimpo.

O sub-comandante do BOPE, major José Elianeo de Souza Pereira, ressaltou o alto risco que a carga representava. “As espoletas são explosivos extremamente sensíveis que precisam de um trato diferenciado. Dependendo do estímulo que receber – atrito, fogo, por exemplo – elas podem reagir facilmente e detonar toda a carga”, alertou o major.

Potencial Destrutivo e Investigação em Curso

Foto: Divulgação/BOPE

 

A polícia estima que o material apreendido, se detonado, teria um raio de ação de até 3 km, causando danos materiais e colocando em risco a vida de pessoas em um raio extenso. A carga foi levada para um local seguro e ficará à disposição da Justiça.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias