Tocantins realizou a primeira edição do Exame Nacional da Magistratura, com a participação de mais de 300 candidatos em Palmas

No Brasil, foram inscritos 39.858 candidatos, dos quais 32.168 realizaram a prova

 

 

Nesse domingo, 14 , os aspirantes à magistratura tiveram a oportunidade de participar do primeiro Exame Nacional da Magistratura (Enam), uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A prova contou com 80 questões de múltipla escolha incluindo diversas áreas do direito, como constitucional, administrativo, processual civil e penal, entre outras. Este exame é agora um pré-requisito para os concursos de magistratura estadual e federal.

PARTICIPAÇÃ E LOGÍSTICA    

No Brasil, foram inscritos 39.858 candidatos, dos quais 32.168 realizaram a prova. No Tocantins, 329 concorrentes compareceram ao Centro Universitário – UNITOP, em Palmas, para realizar o exame.

Antes da prova, a equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação do exame, realizou os últimos ajustes com representantes locais e fiscais. Adeline Oliveira, responsável pela logística de aplicação de provas da FGV, destacou a importância desses encontros para garantir a segurança do processo. “Nosso objetivo é garantir a segurança do processo. Por isso, é importante esclarecer e reforçar com toda a equipe sobre nossas competências e responsabilidades”.

COMITIVA DE AUTORIDADES   

No momento do exame, uma comitiva de autoridades, liderada pela conselheira da Enfam e desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Therezinha Cazerta, acompanhou a abertura dos malotes contendo as provas e desejou boa sorte aos candidatos.

A comitiva também incluiu representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

PERSPECTIVAS PARA O TOCANTINS 

O desembargador Eurípedes Lamounier, presidente da comissão de concursos do Judiciário tocantinense, destacou que o TJTO pretende publicar um edital para vagas destinadas a juiz substituto ainda este ano.

Este será o primeiro concurso para magistratura no estado desde 2007, abrindo uma nova etapa para os candidatos que buscam servir à população do Estado do Tocantins. “Nosso último concurso para magistratura foi em 2007, ou seja, há 16 anos. Os candidatos que aqui estão, no dia de hoje, iniciam uma nova etapa dos concursos para magistratura nacional. E nós esperamos que, em breve, estejam conosco, servindo à população do Estado do Tocantins”, argumentou Lamounier.

 

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias