Na última terça-feira, 21, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) formalizou uma denúncia contra Adailton Targino da Rocha por desviar a quantia de R$ 468.370,65 do caixa de um supermercado no município de Augustinópolis. Adailton ocupava a posição de gerente no estabelecimento comercial.
ENTENDA
De acordo com o inquérito policial, Adailton da Rocha, considerado um funcionário de confiança pelo empregador, realizou 192 desvios de envelopes contendo dinheiro do caixa, no período de 12 de agosto de 2020 a 08 de maio de 2023.
A descoberta do crime ocorreu quando o proprietário do estabelecimento percebeu que não estava alcançando os resultados projetados para o primeiro semestre de 2023 e decidiu iniciar uma auditoria.
COMO OS DESVIOS ACONTECIAM
Os desvios eram efetuados por meio de “sangrias”, retiradas de caixa, em que os valores eram colocados em envelopes separados. Estes eram, então, repassados para um fiscal de caixa, responsável pelo controle e anotações. Adailton retirava de um a dois envelopes, entregando o restante, junto com um novo livro de anotações, ao departamento financeiro da empresa.
Os desvios passaram despercebidos, pois o proprietário do supermercado depositava grande confiança em Adailton e não realizava a conferência dos envelopes e livros repassados.
A FUGA
Após a descoberta dos fatos, Adailton fugiu, sendo posteriormente detido em Arapiraca, Alagoas. O promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, responsável pelas Promotorias de Justiça de Augustinópolis, solicitou à Justiça a prisão provisória do denunciado.
Adailton da Costa aguarda ser recambiado ao Tocantins para enfrentar acusações pelo crime de furto qualificado, que envolve a subtração de bens alheios com abuso de confiança e de forma continuada, com pena variando de dois a oito anos de prisão.