O seu canal diário de Notícias

Secretaria Municipal da Saúde de Palmas adota medidas preventivas contra gripe aviária e informa a população sobre sintomas e prevenção

Embora não haja confirmação de casos em Palmas, a população está sendo informada sobre os riscos e sintomas da influenza, para esclarecimentos sobre a doença

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), está tomando medidas preventivas para enfrentar a possibilidade de casos de gripe aviária na Capital, considerando os registros da doença em alguns estados brasileiros. Embora não haja confirmação de casos em Palmas, a população está sendo informada sobre os riscos e sintomas da influenza, para esclarecimentos sobre a doença.

Os profissionais da rede municipal de saúde estão sendo capacitados para lidar com pacientes infectados e instruídos sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A nota técnica contendo as orientações para vigilância e assistência à influenza aviária em humanos foi publicada no Diário Oficial do Município, DIÁRIO AQUI,  com o objetivo de estabelecer diretrizes de atuação.

O QUE É, QUAIS OS SINTOMAS  E PREVENÇÃO 

A gripe aviária é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza H5N1, podendo afetar aves silvestres, domésticas e até humanos. Mas, o contágio entre humanos não é comum e geralmente ocorre por meio do contato prolongado com aves infectadas.

Anuncios

Os sintomas mais comuns da gripe aviária incluem febre acima de 38°C, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor muscular e conjuntivite. Em caso de suspeita, as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas.

A prevenção da gripe aviária requer algumas medidas essenciais, como evitar contato com aves doentes ou mortas, não pisar em fezes de aves, manter os calçados higienizados e lavar as mãos regularmente. Caso alguém tenha contato com uma ave suspeita, a recomendação é manter distância e entrar em contato imediato com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio do telefone 0800 063 1122, um serviço disponível 24 horas por dia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais