Bolsa Família: em julho haverá vários cancelamentos; entenda
Alguns beneficiários do Bolsa Família serão cancelados do programa
São Gonçalo do Sapucaí, sexta-feira, 14 de julho, por Igor Gouvêa – O repasse do Bolsa Família de julho pode sofrer vários cancelamentos, devido à falta de movimentação dos valores repassados anteriormente. Fora que, os beneficiários que sofrerem esse cancelamento, não poderão receber os retroativos, o que agrava ainda mais a situação.
Nesse sentido, o Bolsa Família é cancelado por falta de movimentação quando algum usuário recebe mais de três pagamentos e não realiza nenhuma operação financeira, não saca, não transfere, dentre outras. Quando o beneficiário ficar mais de 90 dias sem realizar nenhuma movimentação em sua conta, é bem provável que aconteça o cancelamento.
Auxílio-Gás em Agosto: valores e data do pagamento
Isso acontece devido ao mecanismo de funcionamento do Bolsa Família. O mesmo sistema responsável pelos repasses é também responsável pelos cancelamentos e bloqueios. Entre abril e junho, o sistema passou por uma manutenção para atualizar os valores a serem repassados. Dessa forma, nos últimos dois meses não ocorreu nenhum cancelamento, mas em julho a quantidade de cancelamentos deve ser alta.
Entretanto, essa forma de cancelamento não começou em 2023, isso faz parte de uma regra do Bolsa Família desde sempre. O motivo do cancelamento é justamente pelo fato do governo considerar que se não houve movimentações financeiras, a família em questão não tem mais interesse no programa social ou já não necessita mais do dinheiro.
Como acontece o cancelamento do Bolsa Família?
Vale ressaltar também que os beneficiários do Bolsa Família que sofrerem o cancelamento não receberão nenhum bloqueio prévio ou alguma chance para reparar o erro. O cancelamento é feito de modo direto. Além disso, vale lembrar que essas famílias não terão direito ao pagamento retroativo. Assim sendo, elas deixarão de integrar o grupo de beneficiários do programa social.
O bloqueio e o cancelamento funcionam de maneiras diferentes. Enquanto no bloqueio o governo constata irregularidades e concede ao beneficiário um prazo de dois meses para corrigir esses erros, no cancelamento a família é excluída do Bolsa Família definitivamente, sem direito a receber mais nada.
Portanto, se você está há muito tempo sem mexer nos seus dados bancários do Bolsa Família, saiba que sua família está correndo o risco de ser banida para sempre do programa social. Por esta razão, é importante voltar a movimentar o dinheiro para garantir seu recebimento. Se sua família for excluída do Bolsa Família, ela não poderá mais voltar.
Empréstimo Bolsa Família: R$1 mil para pessoas que recebem o benefício!