Governo leva qualidade de vida para população da região de Paraíso com o Saúde para Todos

Jesuino Júnior / Governo do Tocantins (Foto: Luciano Ribeiro) - 30/01/2016

O governador Marcelo Miranda, acompanhado da deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, conheceu de perto neste sábado, 31, na cidade de Paraíso do Tocantins, localizada a 60 km da Capital, histórias como a do senhor Viturino Pereira da Silva, 55 anos, morador da cidade de Cristalândia e da dona Sebastiana Dias de Almeida, 70 anos, moradora do município de Rio dos Bois, que há muito tempo sofriam com problemas na visão. Graças ao investimento realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ambos poderão voltar a enxergar sem o auxílio dos óculos de grau.

Durante a visita do governador ao local onde ocorrem as ações do Saúde para Todos, ele destacou que o trabalho em questão se caracteriza como uma política pública efetiva, onde o governo leva até o cidadão um serviço de saúde gratuito e de qualidade. "O que estamos vendo aqui, independente de cor partidária, é o cidadão. Eu acredito que é o momento de estarmos valorizando quem realmente precisa da gente, principalmente as pessoas mais necessitadas. Bom é você poder ouvir as pessoas e conhecer a história delas. Pessoas que não tinham mais esperanças de voltar a enxergar e que estão tendo essa oportunidade de volta", disse Marcelo Miranda.

A segunda etapa do Saúde para Todos teve início na última terça-feira, 26, em Paraíso do Tocantins (Região de Saúde Cantão). A ação, que tem como público-alvo pessoas com idade acima dos 55 anos de idade, está levando consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata para todas as regiões do Estado. A primeira edição do Saúde para Todos foi realizada em Guaraí (Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia) e ofereceu 18.761 procedimentos, como paquimetria, mapeamento de retina e tonometria, 3.357 consultas, 1.689 cirurgias de catarata e 1.313 atendimentos de pós-catarata.

Qualidade de Vida

Num mundo cada vez mais High Definition (HD) e visual, onde a qualidade das imagens tornam-se cada vez mais reais nas telas das TVs, cinemas, celulares, tablets e computadores; onde as informações estão por todos os lugares e é preciso ficar atento a tudo que está a sua volta, muitas pessoas não conseguem enxergar o básico, em razão de problemas oftalmológicos, como a catarata. Problemas que vão se agravando, muitas vezes, em razão da própria idade ou da falta de condições financeiras para pagar por um tratamento médico.

Casos como a de dona Sebastiana Dias de Almeida, que realizou a cirurgia nos dois olhos e tem uma história bastante comovente. "Eu não enxergava quase nada, deixava a comida queimar e uma vez derramei café quente no meu corpo. Já tinha perdido as esperanças de conseguir minha visão de volta, porque não tenho condições financeiras para fazer a cirurgia", relatou.

Seu Viturino Pereira da Silva, estava com um olho comprometido. Como vaqueiro, ele sentia bastante dificuldade para realizar as tarefas básicas do dia a dia. "Isso que o governador está fazendo para nós é um milagre. Moro sozinho e sei que essa cirurgia vai mudar minha vida", finalizou. 

Equipe Médica e Estrutura Móvel

Mais de 115 profissionais, entre médicos, enfermeiros e anestesiologistas participam do Saúde para Todos. A ação conta com três unidades móveis, sendo uma unidade que é o almoxarifado onde estão os suprimentos com volume para atender a 1000 consultas e 300 cirurgias diárias; uma unidade móvel ambulatório, composta por quatro consultórios mais a sala onde são realizados os exames de fundo de olho; e a outra unidade que comporta o centro cirúrgico.

Saúde para Todos na Região Cantão

A ação integra o programa de governo Saúde Mais Perto de Você e consiste em levar assistência oftalmológica à população menos assistida em todo o Estado, por meio de uma estrutura móvel, respaldada por uma equipe de saúde altamente especializada.

As unidades móveis permanecem em Paraíso do Tocantins até o dia 5 de fevereiro, período que compreende consultas e pós-operatório. Do dia 26 ao dia 30 ocorrerão as consultas, de 28 a 2 acontecerão as cirurgias e de 3 a 5 o pós-operatório.

Os municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil, são os contemplados desta edição.

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.