No dia do Delegado de Polícia, Segurança Pública do Tocantins homenageia profissionais e reforça a importância dos servidores no comando das delegacias do Estado

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) comemora nesta sexta-feira, 03 de dezembro, o Dia Nacional do Delegado de Polícia. No Tocantins, 170 servidores desempenham a atividade nos quadros da Polícia Civil em todo o Estado. Os profissionais são responsáveis pelo comando das delegacias e suas atividades policiais, dentre elas as investigações criminais, desvendando delitos e com isso permitindo a responsabilização dos infratores.

A delegada Lorena Oyama, 38 anos, da Polícia Civil do Tocantins, formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), servidora concursada e atua como delegada da PCTO desde o ano de 2009, conta que as aulas de Direito Penal despertaram seu interesse pela profissão. “Desde a faculdade me apaixonei pelo Direito Penal e ao exercer a função de assessora do Ministério Público do Estado de Goiás, trabalhando na Central de Inquéritos, me interessei pelo universo policial e decidi optar pela carreira de Delegada. Aprovada no concurso da Polícia Civil do Tocantins, ao assumir a função, não tinha ideia dos desafios”, relata a delegada titular da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM - Palmas).

Após doze anos atuando na profissão, a delegada Lorena Oyama definiu as atividades policiais como o ofício de servir. “Posso afirmar que trabalhar com crianças, mulheres e pessoas, muitas vezes tão vulneráveis, me ajudou a compreender o verdadeiro significado do termo servidor público. Espero que todos nós, policiais civis, possamos servir à sociedade tocantinense de forma cada vez mais competente, eficiente e humana, e que sejamos valorizados e respeitados por isso”, finaliza. 

Para o Delegado Geral de Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, os profissionais cumprem papel imprescindível nas delegacias. “São os comandantes das nossas delegacias que conduzem as investigações criminais por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, por fim, acolhem e asseguram nossa população quando acionados. Parabéns, mulheres e homens que contribuem com esforços e honra para nossa instituição de segurança pública”, frisa.

Delegado por profissão, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, entrou no clima da data comemorativa e aplaudiu os servidores com a seguinte frase: “sou delegado com muito orgulho”, enalteceu e continuou destacando que ser delegado é a profissão dos sonhos de muitas pessoas. “Não é exagero afirmar que diversos estudantes em Direito, decidem pelo curso justamente com o intuito de serem um dia aprovados em concursos para delegados. Por fim, quero homenagear as mulheres e os homens que estão à frente dessa luta em defesa da cidadania e da segurança da sociedade brasileira, em especial os tocantinenses”, felicita.

A data em que se comemora o Dia Nacional do Delegado de Polícia é regulamentada pela Lei nº 13.567, de 2017.

Edição: Geórgia Milhomem

Os profissionais são responsáveis pelo comando das delegacias e suas atividades policiais, dentre elas as investigações criminais. - Card/Sindepol/TO file_download

Walquerley Ribeiro/Governo do Tocantins (Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins) - 03/12/2021

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.