PM participa de ação conjunta para combater atividades de extração ilegal de minérios na região sudeste do Estado

Entre os dias 22 e 27 de novembro, a Polícia Militar do Tocantins, por meio de sua Unidade Especializada na proteção ambiental, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), participou da Operação denominada “Pedra Santa, conjuntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A ação visou combater a extração ilegal de minerais (garimpo) nos municípios de Natividade, Chapada de Natividade e Almas.

Durante as ações fiscalizatórias, foram vistoriados quatro empreendimentos dos quais três foram autuados, embargados e tiveram equipamentos e materiais apreendidos por infringirem normas ambientais.

Ao final da Operação foram lavrados quatro autos de infração, totalizando 582 mil reais em multas. Também foram apreendidos aproximadamente 27 kg de mercúrio, doze unidades de emulsão explosiva, um rolo de cordel detonante, uma espingarda calibre 22 e doze munições intactas, mais de 1.500 litros de diesel e cinco gramas de ouro, bem como equipamentos utilizado para extração de ouro (motores, geradores e bombas de sucção), avaliados em aproximadamente 250 mil reais.

SECOM - Governo do Tocantins - 29/11/2021

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.