Seciju realiza curso para policiais penais especializados em monitoramento eletrônico de pessoas

Com intuito de qualificar os servidores da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas e otimizar o trabalho realizado durante as operações de fiscalização, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nesta terça-feira, 28, um curso de operação com drones para 18 policiais penais especializados na área. As aulas foram divididas entre teóricas e práticas, ministradas na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen) e na Praça dos Girassóis, respectivamente.

A oferta do curso tem como objetivo melhorar as atividades desenvolvidas, facilitando o monitoramento dos custodiados. De acordo com o gerente da Central, Rhomenyng de Sousa Afonso, a utilização de um drone é uma forma de qualificar ainda mais o trabalho já realizado. “A aquisição do equipamento vem para alavancar o nível de tecnologia da Central e do nosso trabalho com o monitoramento de pessoas que estão na condição de condenado, provisório e agressores enquadrados na Lei Maria da Penha. Com o drone, a busca será facilitada em casos de rompimento do equipamento, além de tornar nossas ações mais seguras e eficazes já que colabora com a observação dos mandados de regressão e possíveis recapturas”, ressaltou. 

Um dos participantes do curso e policial penal, Sandro Delfino dos Santos, acredita que a aquisição do equipamento tecnológico também irá beneficiar o trabalho em longo prazo. “O drone é importante, pois poderemos fazer uma prévia do que está acontecendo no local de foco das operações. Todas as outras forças utilizam a tecnologia para auxiliar no trabalho e, na Polícia Penal, isso também ajudará muito”, afirmou.

Conteúdo programático

Ofertado para 18 policiais penais especializados no monitoramento eletrônico de pessoas, o curso de operações com drones abordou desde informações sobre configuração e manuseio do equipamento até as regras para o seu uso. “Viemos ministrar o curso com o intuito de apresentar todas as configurações básicas dos drones, além de mostrar as formas de lidarem com os obstáculos que venham a encontrar e, por fim, realizar uma operação com segurança”, explicou o instrutor João Paulo Jacometti.

SECOM - Governo do Tocantins - 29/09/2021

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.