Unidade Penal de Palmeirópolis promoveu atividade educativa sobre prevenção à Covid-19 para servidores e pessoas privadas de liberdade

Promovendo a saúde e o acesso a informações em relação à prevenção ao Coronavírus, a Unidade Penal de Palmeirópolis, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou na tarde desta quarta-feira, 30, atividade educativa para custodiados e Agentes de Execução Penal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde local.

Com apoio de profissionais da saúde do município, apenados e servidores receberam informações em relação aos protocolos de segurança, de identificação e transmissão do Covid-19, bem como o uso correto e obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI). O intuito da ação é trabalhar a prevenção, o manejo e a higienização no ambiente carcerário, além de informar sobre as formas de tratamento em caso de contaminação, os principais sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença.

O diretor interino da Unidade, Wallas Lima de Azevedo, evidenciou que a ação educativa fortalece os protocolos de prevenção já adotados desde o início da pandemia pelo Sistema Penitenciário. “Uma ação de grande relevância para os custodiados no acesso à informação como forma de enfrentamento ao Coronavírus nas unidades prisionais”, disse.   

Para a enfermeira da Secretaria da Saúde do Município, Dannyela Awinny, a informação é parte essencial nas medidas de prevenção de contágio pelo Coronavírus no ambiente carcerário.

“Nossa equipe além de abordar formas de prevenção e de disseminação, tentou mostrar aos detentos como eles poderiam passar a ter novos hábitos de higiene frente à pandemia. Oferecemos também atendimento e acompanhamento”, concluiu a enfermeira.

Já para F. D.O., de 41 anos, a experiência foi válida e ensinou bastante. "Foi bom para a gente aprender como é que funciona essa doença e para prevenir também, evitar pegar".

(Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins)

Márcia Rosa/ Governo do Tocantins - 03/10/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.