Qual o valor do seu tempo ? Tempo, desafio para o homem – Série Gestão

Já te convidaram para um evento pessoal ou profissional e sua resposta foi não posso, não tenho tempo, diz que vai e não vai, ou em processo de atendimento empresarial o atendente te atende, o telefone, o computador e o face ao mesmo tempo.

            Será hoje um bom momento para verificação do seu tempo disponível.

Gestão do tempo assunto para especialista e interessados, podendo constituir uma necessidade ou não, depende de você.

            Já visualizei numa estampa de camiseta escrito assim “tempo é dinheiro”, verdade ou não muitos pensam assim, por isso também potencializo atentar para o tempo neste foco.

            Incógnita para o homem contemporâneo é o que fazer do tempo, neste ínterim digo que muitas “coisas” devem ser feitas, haja vistas nossas diversas necessidades pessoais e  profissionais.

            Perguntas como qual seu trabalho, o que você faz nas horas de folga ou vagas, você não atende o celular, não responde mensagens, seus prazos não são cumpridos, pouca atenção para a família e no trabalho, e outras ocasiões onde tempo pode ser o gargalo, são situação triviais para os que não se atentam em gerenciar o processo de tempo disponível.

            Processo, porque o tempo e passivo de planos.

            Gerenciar o tempo disponível é foco de pesquisa de estudiosos, estes por sinal com mérito ganham dinheiro com boas dicas, mas no final a “bola” da vez é conosco.

            Será o tempo, uma situação comportamental, da matemática, química, física, história, biologia....brincadeira, é natural mesmo.

            O notável professor Antomar Marins, conceitua a administração do tempo como “aquilo que é importante, aquilo que é urgente, aquilo que é ambos ou aquilo que é coisa nenhuma”. Fonte: http://profamarins.blogspot.com.br/2011/05/o-que-e-administracao-do-tempo.html

            Legal o conceito, porém como disse a “bola” está conosco, de quem é o tempo, como está minha produção qualitativa e quantitativa, posso ir um pouco além do que já faço, meu tempo tem ou não valor ($), são afirmações ou indagações que precisam de respostas para muitos humanos.

            Bom, pela minha observação como vivente, vou fazer algumas sugestões relativas ao uso do tempo:

1 – valorize os minutos, estes vão fazer a diferença no final das suas 24 horas;

2 - selecione com “nomes ou codinomes”, seus contatos do celular, face, instagram ou whatsapp, pois sabemos que pessoas vão nos acionar e talvez não seja hora adequada;

3 - use com bom senso as ferramentas tecnológicas a disposição, seu tempo tem valor;

4 - use a famosa agenda ou caderno de anotações e faça “jus”, ou seja, planejamento (dia, hora, mês, semana, o ocorrido, números, valores, nomes, datas, contatos);

5 - pense e realize, quais os arranjos (pessoas, contatos, equipamentos, documentos, etc.), necessários na minha rotina pessoal e profissional, se organize;

6 - pesquise sobre delegação e liderança, vão te ajudar no assunto “USO DO TEMPO”;

7 - tenha o hábito de agradecer quem te ajudar, pois tempo é vida, e agradecer é para a vida toda, todos ficam felizes com gratidão;

8 - não pense em 24 horas, pense no tempo que você pode ficar livre, “livre”, significa fazer “coisas”, que te dão prazer, o “filé”, de gerenciar o tempo.

9 – na dúvida peça apoio, ou seja, pense bem antes de estabelecer prazos e compromissos, as pessoas podem esperar quando já está negociado o tempo, caso contrário seu nome está em jogo;

10 – comece e termine regra simples, vai te ajudar;

            Bom, continuo com um “causo”.

“Certa vez, um pássaro, precisava fazer um ninho num local de difícil acesso, para tal projeto, ele estabeleceu regras, mais ou menos assim, dia, hora, mês, ano e contratempos (localização, barreiras, desencontros, negociação, arranjos, cenários, outros), no final deu certo, todos os dias ele fazia parte de sua atividade de construção preestabelecida, assim o ninho ficou pronto e sua ninhada foi prospera”.

            Passarinho versado, caso simples, sem delongas e atrações, mas o personagem gerenciou o tempo e alcançou resultado.

            Em nossas oficinas sobre educação financeira, sinalizamos que o seu resultado tem valor em nossa sociedade, por isso repensar o tempo disponível poderá ser fator estratégico e para seu sucesso pessoal e profissional.

Concluindo, não precisamos fazer algo excepcional para gerenciar o tempo, precisamos apenas pensar no assunto e encontrar a tática adequada para sua vida.

            Abraços, Deus te dê tempo e abençoe sua vida.

 

ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Meneger Financial Personal, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios,  Instrutor de Cursos, Corretor de Imóveis e Perito Avaliador Imobiliário.

 [email protected]

Rogério Lopes, colunista JusTocantins - 24/09/2015
Leia mais: Gestão

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.