Dica para o orçamento familiar - método Sintonia, Diagnóstico, Discussão e Ação – SiDDA. (FINANÇAS PESSOAIS)

Calma, não vou comentar com você planilhas de controle nem informativos sobre orçamento familiar, estou ainda no limiar deste conhecimento, tenho certeza que nossos leitores estão antenados com inúmeras dicas de economia doméstica elaboradas pelos especialista mundo afora.

Vou relatar o método Sintonia, Diagnóstico, Discussões e Ações SiDDA, são práticas de direção, liderança, motivação e ação, que empregamos como interface nas Reuniões sobre Orçamento FamiliarROF, assunto do artigo apresentado em 16/7/2014 (JORNAL DO TOCANTINS) .

As reuniões (ROF) são encontros mais ou menos como os alcoólicos anônimos (AA), mas o assunto é outro ($), os participantes relatam dúvidas simples e complexas sobre o uso em potencial dinheiro da família e investimentos, ou seja, que fazer com este bem e o objetivo geral dos encontros, depois como resultado positivo, pensamos em divulgar as boas práticas aprendidas nas mídias existentes.

O método SiDDA, expõe uma situação potencial de mudança (cenários), pois conhecer o grupo, desejos e anseios (Sintonia), fazemos o (Diagnóstico) das possibilidades, discutimos as palavras-chave do orçamento familiar, tais como “dinheiro, poder, consumo, dívidas, vaidade, sonhos, lazer, compras, tecnologia, educação, conhecimento, promoções, etc” (Discussões), finalizando com as (Ações), ou seja, propostas de otimizar o orçamento familiar para quem aceitar as sugestões do próprio grupo, é muito legal.

No final todos ficam cheios de diretrizes, concluem uma revisão em suas vidas do ponto de vista do uso do dinheiro e partem motivados a “gastar bem” (lema do grupo).

Pense neste caso fictício: “Vaso”, um rapaz que participou de uma turma de nossas reuniões, estava preocupado com seus custos pessoais, falta de investimento no médio prazo e com a sonhada aposentadoria, legal.

Continuando, ele apresentou sua situação para a turma de ROF, discutimos seu caso usando método SiDDA, por meio de *“Brainstorming – tempestade de idéias”, resultado: ele reencontrou-se financeiramente, pois consegue dispor exatamente seus custos, receitas, gargalos e onde melhorar paulatinamente o uso do dinheiro da família.

Além disso, sua descoberta oportunizou uma lacuna orçamentária (plano de investimento) para adquirir um apartamento, que em médio prazo irá ser uma fonte de renda e apoio em R$ na sua aposentadoria, tudo isso no perfil de gestão de finanças pessoais.

Felizmente não dá para narrar outros casos, as ROFs funcionam, atitudes dos participantes são alteradas em nossos encontros, invista nessa idéia.

O método já está dito SiDDA, você pode começar suas reuniões por aí com seus familiares, amigos e interessados, grupos no face/instagram/whatsapp, com o tempo os resultados vão ser palpáveis, quem sabe você torna-se “consultor/agente de mudanças local”- AML.

Finalizando, exploro com você as possibilidades em valorizar a feitura do orçamento familiar.

Pense nas vantagens tangíveis e intangíveis de sua aplicação prática, os resultados podem ser positivos para sua família, um novo tempo como viagens, investimentos, lazer, tranqüilidade, boas compras, caridade, inteligência financeira, sonhos materiais, conquistas pessoais, dentre outras aspirações, é isso aí!

Abraço, seu futuro é subsidiado por suas ações do presente.

Bênçãos de DEUS para todos.

·          Brainstorming  é o nome dado à uma técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos. Popularizado pelo publicitário e escritor Alex Faickney Osborn, o termo no Brasil também é conhecido como ‘Tempestade de ideias’. Tal técnica vem sendo considerada a espinha dorsal em muitas áreas, como a publicidade, o marketing, a Gestão de Processos, bem como todas as ramificações da engenharia FONTE: http://www.infoescola.com/administracao_/brainstorming/

 

ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Meneger Financial Personal, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios, Facilitador de Cursos,  Corretor de Imóveis e Perito Avaliador Imobiliário.

[email protected]

Rogério Lopes, colunista JusTocantins - 12/09/2015

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.