1 º Emprego – Aproveite as festividades de final de ano, você tem experiência acredite! (ENTREVISTA DE EMPREGO - MERCADO DE TRABALHO)

Com o início do pensamento comercial das festividades de final de ano, uma oportunidade de emprego pode ser a sua.

Na verdade uma pessoa de no mínimo 18 anos já trabalhou e muito, talvez não remunerado.

Pense e responda você já ajudou seus pais, amigos, colegas em algum trabalho, limpou ou arrumou bicicletas, brinquedos, casa, jardim, louças, quintal, pequenos consertos em casa, depósitos em bancos, já entregou encomendas, repassou recados, opera bem as redes sociais, solucionou problemas, pequenos orçamentos em lojas, compras em supermercados, digitou ou fez trabalhos no utilizando Windows ou Excel, é orador da turma ou presidente, organizou festinhas ou encontros coletivos, sabe escrever bem e fazer redações, textos, fez diversos cursos, é habilitado para uso de veículos e muito mais, são experiências que você já tem adquirido e servem muito, principalmente nas entrevistas podendo ser apresentados, exploradas e argumentadas, de forma alegre e descontraída.

Pode crer você é inteligente e capaz.

Vou comentar neste texto, uma linha pessoal de pensamento sobre o 1º emprego que chamo de Planejamento, Desenvolvimento e Ação – PDA.

Antes, quero expor que o meu 1º emprego remunerado, foi de agente de saúde em Porto Nacional-TO, em meados de 1991, tempo legal, muita aprendizagem, mas não tenho saudades.

Naquela época, também filmava eventos, tinha uma equipe de limpeza e capina de lotes, procurava alumínio nos monturos da cidade para vender, ajudava meus pais com pequeninos serviços, tinha tempo de sobra para estudar, lazer e uma soneca à tarde, tempo legal, mas também não tenho saudades.

Não tenho saudades porque nosso tempo é hoje.

Pessoas me ajudaram neste processo, agradeço aos meus pais pelo apoio incondicional.

Seus vão te ajudar, mas o senhor “LIVRO”, contribui de forma fenomenal, leitura, idéias e ideais

Tudo isso, são experiências que tive, me deram noções gerais de gestão, vendas e negociação, que fomentam cada dia minha vontade de vencer.

É vencer deve ser seu diferencial no mercado de trabalho, vencer como cidadão e profissional atípico, legalista e com pensamento proativo.

Jovem você tem experiência, pare para refletir, anote no papel agora, apenas dez (10) coisinhas que você sabe fazer e que podem ser aplicadas no mercado de trabalho, nas empresas, lembrando que estas (empresas), visam lucro.

Como exemplo do 1º emprego, comento o caso da srta. “F”, pessoa que sabia encapar caderno e livros duma competência, esse seu conhecimento especifico foi a ancora para que ela conquistasse seu 1º emprego. (competência)

PDA são ações práticas mínimas no preparo das entrevistas do 1º emprego, haja vista que o fator “comportamento”, vai ser o mais observado pelos entrevistadores, por isso análise seu comportamento.

Como plano (P), digo a você coisas triviais, vamos lá: preparar o currículo (informações verdadeiras); estudar (lembrar os pormenores) cada diploma que você tem de cursos de aperfeiçoamento; conversar com pessoas experientes na área profissional escolhida que você quer emprego; pesquisar suas experiências adquiridas (converse com seus pais e familiares); pensar no seu “look” (visual - higiene); faça um networking (rede de contatos, com pessoas ou profissionais que podem te ajudar, ex: seu professor); conhecer o mapa da cidade.

Já desenvolvendo (D), pesquisar as empresas que você vai pedir emprego (nome; história; mercado; proprietários; detalhes de seus negócios; quantos funcionários; tecnologia empregada;), seja um detetive neste momento, quanta mais você souber, mais são as suas chances de êxito.

Ação (A), sua arma está preparada e pronta para agir, ou seja, entregar os currículos, olho no olho, converse com o proprietário, proponha uma prestação de serviços e quais os resultados que podem ser esperados disso, tenha tranqüilidade e perseverança você está preparado, deixe a vergonha de lado e mãos a obra, use o face, whatsapp e outros.

Felicidade é boa sorte no seu 1º emprego, avise quando estiver empregado, ok.

Nos próximos artigos abordaremos empregabilidade, proatividade e empreendedorismo.   

Deus abençoe nossas vidas.

 

ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Meneger Financial Personal, Administrador de Empresas, Instrutor de Cursos, Especialista no Agronegócios,  Corretor de Imóveis e Perito Avaliador Imobiliário.

[email protected]

Rogério Lopes*, colunista JusTocantins - 20/08/2015
Leia mais: EmpregoGestão

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.