Concurseiro, sonhador...

Os sonhos nunca foram tão fundamentais.

O que experimentamos hoje, em termos de conhecimento, ciência e tecnologia, em quase a totalidade dos casos, é fruto de um sonho.

Algumas coisas intangíveis, a priori, são conquistadas apenas com muita perseverança, foco, disciplina, força de vontade e ousadia.

Tentar de novo e permanecer com a firmeza de um propósito é um exercício que precisa fazer parte da rotina diária.

Na trajetória de quem está estudando para uma prova específica, um concurso ou congênere, é preciso aprender a gerenciar as emoções.

As circunstâncias podem sinalizar certo cansaço, desmotivação ou desesperança, mas a grande verdade é que nada disso depende de algo externo.

Estudar, se dedicar, correr atrás do que não foi apreendido e não está ainda sob o domínio do intelecto, são práticas que decorrem exclusivamente de uma decisão íntima e pessoal.

Quem fica sempre olhando para as circunstâncias não consegue realizar nada significativo para si mesmo.

Gerenciar as próprias emoções, em momentos cruéis e complexos como o que estamos atravessando, exige muito mais do que intenções.

Para manter a mente focada, é preciso que sejam estabelecidas práticas, condutas, escolhas, decisões que se materializam num verdadeiro ritual diário.

Por isso, recomenda-se muito que pesquisadores, estudantes e sonhadores, já comecem o dia alimentando o seu sonho.

A importância de um "ritual de sucesso" é no sentido de alinhar a energia vital e as pequenas tarefas para formar um conjunto de atividades que se harmoniza e, no final, contribui para que o objetivo seja alcançado.

Vamos sempre enfatizar isso e hoje, mais do que nunca, é preciso que se tenha uma compreensão clara de que tudo o que estamos passando tem uma causa, um tempo de duração e terá um fim.

Se não está sob o nosso controle, temos a certeza de que jamais saiu do controle do Criador, e, exatamente com essa certeza, temos que fazer exclusivamente aquilo que nos cabe.

Então, vamos sempre repetir essa fórmula infalível, como sugestão de ritual para o seu dia:

 

1 - Acorde e eleve o seu pensamento e a sua voz a Deus, agradecendo o que tem e pedindo a Ele o que precisa ou deseja;

2 - Fale em voz alta: EU VOU PASSAR!; ou EU VOU CONSEGUIR!;
3 - Faça um breve esboço de tudo que precisa fazer durante o dia e entenda que toda escolha envolve infinitas e incalculáveis renúncias, então, escolha o que vai e o que não vai fazer com muito cuidado e atenção;

4 - Elogie alguém;

5 - Organize um momento sem nenhuma mídia e sem nenhuma interferência para focar exclusivamente no seu trabalho/estudo/pesquisa;

6 - Descanse!;

7 - Se alimente corretamente;

8 - Faça alguma atividade física;

9 - Volte a sonhar o mesmo sonho ou novos sonhos, mas renove-se e não tenha medo de mudar de ideia;

10 - Vá e vença!

 

Tudo isso só depende de você!

Enquanto muitos estão perdendo familiares, perdendo a saúde e se desesperando com tudo o que acontece, você pode estar recebendo, diretamente de Deus, uma nova chance.

Não a desperdice!

 

 

Que o Senhor, o único soberano e todo poderoso Deus, o Criador dos céus e da terra, e de tudo o que há, seja a sua bússola, a sua essência e a sua proteção. Essa é a minha oração, em nome de Jesus Cristo de Nazaré. Amém!

 

 

Rodrigo Lacerda* - 17/03/2021

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.