Vacinação contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde de Palmas para pessoas de 1 a 59 anos

  A vacina que protege contra três doenças sarampo, caxumba e rubéola pode ser encontrada em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. O atendimento para vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Essa imunização faz parte do calendário normal do Ministério da Saúde e é indicada para crianças […]

 

A vacina que protege contra três doenças sarampo, caxumba e rubéola pode ser encontrada em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. O atendimento para vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Essa imunização faz parte do calendário normal do Ministério da Saúde e é indicada para crianças e adultos com idade entre 1 e 59 anos.

O esquema de vacinação funciona assim: a primeira dose da tríplice viral deve ser aplicada quando a criança completa 1 ano de idade. A segunda dose vem aos 15 meses.

Para pessoas entre 1 e 29 anos, é importante ter tomado as duas doses. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa de apenas uma dose única.

Segundo o enfermeiro Haroldo Dias, da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), a vacinação é a melhor forma de se proteger contra o sarampo, que é uma doença de fácil transmissão e que pode trazer complicações sérias, principalmente para quem tem baixa imunidade.

 “A recomendação é que todas as pessoas dentro da faixa etária verifiquem o cartão de vacinação e atualizem a imunização, se necessário. Quem estiver com dúvidas deve procurar a unidade de saúde de referência”,  explica Haroldo.

O que levar no dia da vacinação

Para se vacinar, é preciso levar um documento com foto, o cartão do SUS e o cartão de vacinação. Esses documentos ajudam os profissionais de saúde a verificar quais vacinas já foram tomadas e registrar corretamente as novas doses.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias