Tocantins se une ao G20 em Salvador para debater cultura, diversidade e preservação patrimonial

A reunião, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Unesco e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), teve início na segunda-feira, 4

 

Nesta semana, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), marca presença em Salvador/BA, ao lado de representantes das principais economias globais. O objetivo é participar das discussões sobre diversidade cultural, patrimônio, inclusão social, direitos autorais, e outros temas relevantes durante a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e da Reunião de Ministros de Cultura do G20.

A reunião, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Unesco e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), teve início na segunda-feira, 4, e acontece no Centro de Convenções da capital baiana.

O evento reúne cerca de 30 delegações internacionais, incluindo países do G20 e organizações globais, além da participação da ministra Margareth Menezes. Representando o Tocantins, está o secretário da Secult, Tião Pinheiro.

Simultaneamente à reunião, ocorre o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, realizado nos dias 4 e 5, com a presença de figuras-chave como as ministras Margareth Menezes, Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O evento também conta com a participação de secretários estaduais. De acordo com o MinC, a 4ª Reunião do G20 está dividida em discussões sobre temas como Diversidade Cultural e Inclusão Social, Direitos Autorais no Ambiente Digital, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, e a preservação do Patrimônio Cultural.

Para Tião Pinheiro, secretário da Secult, a participação do Tocantins nesse evento é uma oportunidade valiosa para o Estado se integrar às discussões globais, que já estão sendo uma prática desde a recriação da Secretaria da Cultura pelo governador Wanderlei Barbosa em março de 2023.

“O Tocantins vem participando ativamente das ações que visam fortalecer e fomentar o setor cultural. Além da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e Reunião de Ministros de Cultura do G20, temos aqui também mais uma importante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura que tratará sobre temas relevantes”, destacou o secretário.

Programação do G20 de Cultura inclui atividades culturais

Além das reuniões formais, o evento do G20 de Cultura em Salvador conta com uma série de eventos paralelos, jantares e atividades culturais. A programação também marca o fim da presidência brasileira do G20, que culminará na Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Fórum Nacional de Secretários de Cultura

Nesta quinta-feira, 7, Tião Pinheiro, acompanhado da secretária-executiva Valéria Kurovski e da chefe de Assessoria Jurídica da Secult, Dinara Prado, participará do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, que ocorre até sexta-feira, 8, no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho.

O evento será realizado em paralelo à agenda do G20 de Cultura e incluirá momentos culturais imersivos, como uma missa de boas-vindas na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia.

Desafios e perspectivas do setor cultural em discussão

Durante o Fórum, diversos temas serão debatidos, como os desafios da Política Nacional Aldir Blanc e os efeitos da reforma tributária nas leis de incentivo à cultura. Será discutido também o processo de construção da Política Nacional das Artes, com anúncios sobre novas atualizações e lançamentos voltados ao fomento das artes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais