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Tocantins se destaca com 2º lugar nacional no Ideb e expande escolas de tempo integral

Com uma média de 4,7, as escolas de Ensino Integral do Tocantins estão acima da média nacional de 4,1, destacando-se como a rede estadual mais notável da região

 

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) anunciou que está intensificando seus esforços para expandir o Ensino Integral no estado. Os resultados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), destacam o sucesso das escolas estaduais que adotam essa modalidade de ensino.

No cenário regional, o Tocantins ocupa a liderança em Ensino Médio Integral na Região Norte e o segundo lugar no ranking nacional, superado apenas por Goiás e Espírito Santo. Com uma média de 4,7, as escolas de Ensino Integral do Tocantins estão acima da média nacional de 4,1, destacando-se como a rede estadual mais notável da região.

“O governo está comprometido em transformar a educação pública do nosso estado. Uma de nossas principais metas é garantir que 50% das escolas sejam de tempo integral. Sabemos que essa mudança é fundamental para oferecer uma formação mais abrangente e preparar nossos alunos para os desafios do futuro. Estamos trabalhando com determinação e parceria para alcançar esse objetivo, pois acreditamos que uma educação de qualidade, com mais tempo para aprender, descobrir e crescer é o caminho para um futuro mais promissor para todos”, destacou o secretário Fábio Vaz.

Destaques em Gurupi

Cinco das dez escolas estaduais com as melhores notas no Ideb são de tempo integral, incluindo duas localizadas em Gurupi. O Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus e o Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi obtiveram uma nota de 5,2, superando em 27% a média geral do Ensino Médio no estado, que foi de 4,1. O CEM Bom Jesus é um modelo piloto do programa Jovem em Ação, iniciado em 2017, que foca no protagonismo juvenil e no desenvolvimento de projetos de vida.

Modelo de Ensino Integral

O Ensino Médio Integral é uma abordagem multidimensional que visa oferecer uma formação completa aos estudantes. Baseado em pilares como projeto de vida, aprendizado prático, tutoria e protagonismo juvenil, esse modelo complementa os componentes curriculares estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Tocantins, uma em cada dez escolas de Ensino Médio adota essa abordagem, com um total de 28 escolas integrais em comparação com 180 escolas regulares.

Projeto Jovem em Ação

Implementado em 2017, o projeto Jovem em Ação visa ao desenvolvimento integral do aluno por meio de práticas pedagógicas inovadoras e foco no protagonismo estudantil. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho e para a construção de seus projetos de vida, promovendo habilidades cognitivas e socioemocionais essenciais para o século 21.

 

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