No início de 2024, o Tocantins registra uma queda significativa nos casos de COVID-19, apresentando uma redução de 62% em comparação ao mesmo período de 2023. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) revelam 496 casos confirmados nos primeiros 14 dias deste ano, em contraste com os 1.317 casos registrados em 2023. A diminuição total nos últimos dois anos é de 92%, saindo de 124.842 casos em 2022 para 9.275 em 2023.
Além da redução nos casos, o Tocantins também testemunha uma diminuição na incidência de óbitos relacionados à COVID-19. Enquanto o início de 2023 contou com dois óbitos, nenhuma morte foi registrada em 2024.
O estatístico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), Ricardo da Costa Lima, destaca que houve uma expressiva redução de 98,1% nos casos confirmados de dezembro de 2023, comparados com o mesmo período de 2022.
ALERTA MANTIDO APESAR DA QUEDA:
Apesar da notável queda, Ricardo da Costa Lima ressalta a importância de manter a vigilância, já que os primeiros dias de janeiro contabilizaram 496 casos, ultrapassando o total do mês de dezembro de 2023, que registrou 268 casos.
A Sala de Situação de Saúde/SES-TO extrai dados semanalmente por meio do sistema e-ESUS Notifica, do Ministério da Saúde, sendo o único município a utilizar o NotificaSUS. Os dados são compilados no site do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde Tocantins) e são acessíveis ao público em geral.
Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, destaca a eficácia da vacinação na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela COVID-19. A gerente reforça a necessidade contínua de vacinação, mesmo em um cenário menos pandêmico, para manter a população protegida contra a doença. “As medidas de prevenção e controle contra a COVID-19, continuam sendo divulgadas para as Secretarias Municipais de Saúde, população em geral e profissionais de saúde”.
TESTAGEM DISPONÍVEL EM TODO O ESTADO:
Em toda a extensão do Estado, a população tem acesso a testes rápidos de antígeno (TR-Ag) e kits de RT-qPCR, fundamentais para as ações de controle e combate à doença. ACESSE OS DADOS AQUI.