Tocantins recebe reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação

 

O Estado do Tocantins comemora a conquista do certificado internacional que o reconhece como território livre da febre aftosa sem necessidade de vacinação. O documento foi entregue nessa quinta-feira, 29, a representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), durante o encerramento da 92ª reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (Woah), realizada desde o dia 25 de maio, em Paris, na França.

O selo internacional representa o reconhecimento de décadas de esforço no setor agropecuário tocantinense, envolvendo profissionais da defesa sanitária, produtores rurais e empresários do campo. “É uma grande conquista para o Tocantins; cumprimos as exigências e neste momento celebramos um grande avanço rumo à abertura de novos mercados que exigem esse selo, temos uma carne comprovadamente de alta qualidade e uma cadeia produtiva engajada para fornecer o melhor produto ao mundo”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o novo status sanitário permite que frigoríficos do Tocantins possam ser habilitados para exportar principalmente para a Europa, além de reforçar a reputação da carne produzida no Estado.  “O governador Wanderlei Barbosa colocou os recursos necessários para reestruturar a Agência, que já tem um quadro técnico excelente; o produtor rural entendeu o chamado e investiu em melhoramento genético e no manejo dos animais e o resultado é esse, agora é mantermos o status sanitário e avançarmos cada vez mais”.

Número expressivo de animais e propriedades

Atualmente, o Tocantins possui cerca de 11,7 milhões de cabeças de gado, distribuídas em aproximadamente 70 mil propriedades. A conquista internacional reforça a eficácia das ações sanitárias desenvolvidas no Estado, que em 2023 foi um dos primeiros do país a suspender definitivamente a vacinação contra a febre aftosa. “Cumprimos todas as exigências e etapas do Plano Nacional de Vigilância para a enfermidade. Nossos índices vacinais sempre foram acima da média e o Governo do Tocantins propiciou o cenário com investimentos necessários para auxiliar as ações desenvolvidas com maestria por todos os servidores da Adapec”,  ressaltou o vice-presidente da agência, Lenito Abreu.

Histórico de combate à doença

O último registro de febre aftosa no Tocantins ocorreu em 1997, com a detecção do vírus tipo C. A partir dali, foram adotadas diversas medidas de contenção e eliminação da doença. Em 2000, o Ministério da Agricultura reconheceu o Tocantins como área livre com vacinação e estabeleceu uma zona tampão. Contudo, em 2005, o Brasil perdeu o status internacional após surgimento de focos em outros estados.

Avanços ao longo dos anos

O Brasil recuperou o reconhecimento internacional em 2008. Já em 2009, o Tocantins passou a realizar campanhas de vacinação diferenciadas, com aplicação integral em maio e parcial em novembro, apenas para animais mais jovens. Em 2011, foi autorizada a retirada da zona tampão, representando mais um avanço no controle sanitário.

Caminho até o reconhecimento internacional

A transição de área livre com vacinação para livre sem vacinação começou em 2017, conforme o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), que previa a erradicação total da doença com suspensão da vacina até 2026. O Tocantins atendeu todas as exigências do plano, realizando sua última campanha em novembro de 2022. Em 2024, o Estado obteve o reconhecimento nacional como livre da doença sem vacinação.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]