O secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), César Halum, representa o Governo do Estado no Global Halal Brazil Business Forum 2025 (GHB), que acontece na segunda e terça-feira, 27 e 28 de outubro, no WTC Events Center, em São Paulo. O fórum, promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e pela FAMBRAS Halal Certificadora, busca estimular o diálogo e ampliar as oportunidades comerciais no mercado islâmico global.
De acordo com o secretário César Halum, o Tocantins se diferencia nacionalmente pelo elevado índice de preservação ambiental cerca de 52% do território protegido e pelo fortalecimento da agricultura familiar, fatores que posicionam o estado de forma estratégica para atender às demandas do mercado halal.
O tema central da edição deste ano é o Halal Green, que envolve produtos e serviços sustentáveis e ecologicamente corretos, alinhando-se às políticas de inovação e sustentabilidade implementadas pelo Tocantins. “O governador Laurez Moreira tem grande interesse nesse segmento, que cresce em todo o mundo. O nosso estado tem potencial para se tornar um importante produtor de alimentos e insumos halal, combinando tecnologia, sustentabilidade e respeito aos padrões éticos exigidos por esse público consumidor”, destacou o secretário.
Agenda do secretário em São Paulo
Durante o fórum, César Halum cumpre agenda orientada pelo governador Laurez Moreira, que acompanha de perto as oportunidades de inserção do Tocantins no mercado halal. A delegação do estado apresentará projetos voltados à produção de macaúba, fruto que gera óleo orgânico usado como biocombustível, e à expansão do uso de bioinsumos agrícolas, reforçando o compromisso do Tocantins com uma agropecuária de baixo carbono e alto valor agregado.
O Fórum
O Global Halal Brazil Business Forum é considerado o principal encontro da América Latina para integração do Brasil ao mercado halal, que movimenta aproximadamente 5 trilhões de dólares por ano e atende a uma população de 1,9 bilhão de consumidores em diversos países.









