Tocantins inicia emissão de Identidade Nacional mais inclusiva com alteração de nome de gênero

Essa iniciativa atende a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, fortalecendo a garantia de direitos da comunidade LGBTI+

 

No mês dedicado à Visibilidade Transexual, o Governo do Tocantins anuncia o início da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) mais inclusiva. Essa nova versão permite a alteração do campo “nome” no registro civil, marcando um avanço importante na garantia de direitos humanos em todo o Brasil.

A partir do dia 12 de janeiro, o Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) começou a emitir gratuitamente a nova Carteira de Identidade. “Este marco representa não apenas uma mudança na documentação, mas também um reconhecimento da diversidade e uma valorização das identidades transexuais”, argumenta Wemerson Lima.

RECONHECIMENTO:  

Wemerson Lima, diretor de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, destaca a importância deste momento histórico: “É uma honra fazer parte da história que está sendo reescrita de forma mais inclusiva. O nosso papel é garantir direitos fundamentais e acompanhamos todo o processo. Hoje, poder viver esse momento histórico no mês da visibilidade transexual é muito importante para dar notoriedade às mulheres e aos homens transexuais”.

O diretor reforça o convite à comunidade transexual para adquirir esse novo documento, que representa não apenas uma identificação, mas também um símbolo de respeito e reconhecimento de suas identidades.

ATENDIMENTO ÀS DIRETRIZES DO MINISTÉRIO DO DOS DIREITOS HUMANOS: 

Essa iniciativa atende a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, fortalecendo a garantia de direitos da comunidade LGBTI+. A solicitação pode ser feita no Instituto de Identificação pelo site da SSP, apresentando a certidão de nascimento ou de casamento, tornando o processo acessível e simplificado para todos. ACESSE O SITE AQUI.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias