Tocantins é o terceiro estado com maior equilíbrio de gênero no serviço público estadual

 

O Tocantins se posicionou como o terceiro estado do Brasil com maior equilíbrio de gênero no serviço público estadual, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento mostra que a presença feminina nos cargos estaduais tem aumentado, refletindo políticas voltadas para inclusão e igualdade.

A conquista reforça os esforços do governo estadual para ampliar a atuação das mulheres em diferentes áreas da administração pública. Além da ocupação de cargos no setor público, a iniciativa também busca fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho em geral, garantindo mais oportunidades e condições justas para todas.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de investir em políticas que garantam maior igualdade de oportunidades.  “Nosso governo tem se empenhado para criar um ambiente no qual as mulheres tenham as mesmas oportunidades e condições para desenvolver seus trabalhos. Criamos a Secretaria da Mulher para construir programas e serviços focados no desenvolvimento e apoio das mulheres. Vamos continuar trabalhando para garantir a valorização das mulheres em todos os setores da gestão estadual e também para que elas conquistem espaço no mercado de trabalho em geral”.

Como funciona o indicador de equilíbrio de gênero

O indicador de Equilíbrio de Gênero no Emprego Público Estadual integra o pilar de Eficiência da Máquina Pública e utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele mede a diferença na participação feminina em cargos administrativos, excluindo os setores de saúde e educação. A escala varia de -100 a 100, onde valores próximos de zero indicam maior equilíbrio entre homens e mulheres.

Entre os dez estados mais bem avaliados no ranking, a Paraíba ficou em primeiro lugar (-0,2), seguida por Santa Catarina (-1,1) e Tocantins (1,8). Outros estados que se destacaram foram Rio Grande do Sul (-4,9), Rondônia (5) e Goiás (-5,6). O objetivo do índice é incentivar políticas de equidade sem favorecer um grupo sobre outro.

Ranking de competitividade dos estados

O Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo CLP, avalia a capacidade dos estados brasileiros em diferentes áreas. Os critérios são distribuídos em dez pilares temáticos, como Segurança Pública, Infraestrutura, Educação, Solidez Fiscal e Eficiência da Gestão Pública. A ideia é incentivar melhorias na administração pública e promover o crescimento econômico e social.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias