Tocantins colhe a maior segunda safra de milho já registrada no estado

 

A produção de milho na segunda safra de 2024/2025 atingiu um marco inédito no Tocantins. Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o estado plantou 405 mil hectares e deve colher cerca de 2,12 milhões de toneladas de milho o maior volume já registrado na história da agricultura tocantinense. O número supera o recorde anterior, da safra 2022/2023, quando foram plantados 373 mil hectares.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, esse resultado só foi possível porque vários fatores ajudaram ao mesmo tempo.  “Tivemos um clima extremamente favorável ao longo do ciclo produtivo, com boa distribuição de chuvas e temperaturas adequadas, especialmente nos momentos críticos como a floração e o enchimento dos grãos. Além disso, os produtores investiram em sementes melhoradas, fertilizantes de alta performance e tecnologias de manejo mais eficientes e sustentáveis”.

Mesmo com os números já tão expressivos, ainda há entre 20% e 30% do milho no campo esperando para ser colhido. O motivo, segundo o engenheiro, é que muitos armazéns ainda estão ocupados com a soja colhida anteriormente, o que acaba atrasando a logística de armazenamento do milho.

Supersafra fortalece o agro no estado

O aumento da produção não impacta só os números, como movimenta a economia, ajuda a gerar empregos e reforça o papel do Tocantins como um dos grandes produtores de grãos do Brasil. Um dos destaques será a primeira usina de etanol de milho do estado, que deve começar a funcionar ainda este ano no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.

A usina vai processar parte da produção de milho e ainda gerar subprodutos como o DDG (um resíduo usado na alimentação de animais), o que representa uma oportunidade também para o setor da pecuária.

Expectativa é de mais crescimento

Com os bons resultados, o Governo do Tocantins pretende continuar apoiando o setor agropecuário, que já é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da economia local. Técnicos acreditam que, se o ritmo se mantiver, a produção de grãos do estado deve continuar aumentando nos próximos anos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias