Tocantinenses conquistam 36 medalhas, inclusive 22 de ouro, nas Paralimpíadas Escolares 2023

Vitória Brito de Guaraí ouro nos 100 metros e lançamento de dardo, Iure Paiva, de Araguaína, prata nos 1.500 metros e Aldaires Souza Borges de Araguaína, prata nos 60 metros

 

Os estudantes do Tocantins brilharam nas Paralimpíadas Escolares 2023, conquistando 36 medalhas no primeiro dia de competições em Brasília. Desse total, 22 foram de ouro. Os atletas competiram em modalidades de atletismo e natação, demonstrando seu talento e determinação. Essa etapa regional é crucial, pois os finalistas terão a oportunidade de representar o estado em São Paulo, no maior evento paradesportivo escolar do mundo.

Destaques incluem Vitória Brito, da Escola Especial Estrela da Esperança, de Guaraí, que conquistou ouro nos 100 metros e no lançamento de dardo (T37). Hentony Santos, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, garantiu ouro no salto em distância e na corrida de 100 metros (T47). Iure Paiva, da mesma escola, levou a medalha de prata na corrida de 1.500 metros. Além disso, Aldaires Souza Borges, da Escola Municipal Tiradentes, também em Araguanã, conquistou sua primeira medalha de prata nos 60 metros (T44).

O técnico Rafael Gabarrão da equipe de Araguanã destacou o comprometimento dos atletas: “Temos uma rotina de treinamentos intensa, os atletas são comprometidos e chegamos confiantes. É muito gratificante poder comemorar cada vitória com eles”.

Jakeline Pereira Silveira, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo, em Palmas, brilhou no lançamento de dardo e no arremesso de peso (F33), ficando em primeiro e segundo lugar, respectivamente. A técnica Márcia Gaiola expressou sua alegria pelo desempenho de Jakeline.

Outros estudantes de diferentes escolas também se destacaram nas competições, garantindo medalhas em várias modalidades. Vitória Araújo Santos, da Apae de Araguaína, trouxe ouro nos 1.500 metros (T20).

Os paratletas do Tocantins agora se preparam para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorrerá em São Paulo, no mês de novembro.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias