SES/TO inicia vacinação com palivizumabe para bebês e crianças com risco de doenças respiratórias

Hospital e Maternidade Dona Regina inicia vacinação com palivizumabe para bebês e crianças com risco de doenças respiratórias
O palivizumabe é um anticorpo que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode causar infecções respiratórias graves em crianças

 

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), começou a campanha de vacinação com o medicamento palivizumabe para prevenir doenças respiratórias graves.

A vacina está disponível para bebês de até um ano, prematuros e crianças com doenças como cardiopatias, e pode ser feita na sala de vacina do hospital, com a certidão de nascimento e o cartão de vacina.

O palivizumabe é um anticorpo que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode causar infecções respiratórias graves em crianças. A vacina é aplicada mensalmente e é recomendada para prematuros e crianças com comorbidades. No HMDR, as doses começam em janeiro e continuam até maio, sempre na última terça-feira de cada mês.

Raissa Fernandes, monitora escolar, elogiou o atendimento ao levar sua filha prematura para a vacina.  “Foi excelente a vacinação, ela é muito importante. O atendimento foi ótimo e a equipe também, estão todos de parabéns”.

Proteção contra infecções graves

O diretor administrativo do HMDR, Juliano Vidal, explicou que a vacinação é essencial para proteger as crianças contra complicações respiratórias graves.  “Anualmente, no período sazonal, são aplicadas cinco doses do medicamento na maternidade. A vantagem é conferir proteção contra o vírus sincicial respiratório e ela é recomendada para recém-nascidos prematuros, com cardiopatia grave ou com broncodisplasia”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias