Servidor Público: Presidente da Fesserto e Força Sindical é homenageado em solenidade na Assembleia Legislativa

“Recebo essa homenagem em nome de todos os servidores que participaram da história de Palmas e do Tocantins”, destacou o representante sindical juntamente com os filiados à Fesserto

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, a sessão solene em comemoração ao Dia do Servidor Público. Dentre os homenageados, o presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto) e da Força Sindical, Carlos Augusto Melo de Oliveira (o Carlão) foi indicado pelo deputado Winston Gomes. “É uma honra sem tamanho receber essa homenagem, é um reconhecimento em nome de todos os servidores públicos, de todos os representantes sindicais que contribuíram com a história e o desenvolvimento de Palmas e do Tocantins”, destacou o homenageado.

 

A solicitação é do deputado Professor Júnior Geo (PSDB). Também participaram da solenidade autoridades, demais homenageados e seus familiares, além de representantes sindicais, a exemplo dos filiados à Fesserto e Força Sindical.

 

De acordo com a Assembleia, foram “agraciados servidores que se destacaram em suas trajetórias profissionais e que contribuíram significativamente para o bom funcionamento do serviço público. Seja nas áreas da saúde, educação, segurança ou outros setores, os servidores públicos contribuem diariamente para o bem-estar coletivo”.

 

História em defesa do Servidor Público

Carlos Augusto Melo de Oliveira (o Carlão) esteve na equipe da primeira gestão da Prefeitura de Palmas, ainda no mandato do prefeito Fenelon Barbosa, em 1991, como celetista. Em 1992 foi aprovado no primeiro concurso público do Município de Palmas, para o cargo de assistente administrativo (nível médio). Começou a atuar de forma comunitária na Associação de Moradores da quadra 704 Sul, em 2003, quando trabalhou em favor daquela comunidade para viabilizar a redução no pagamento do IPTU, a arborização e na construção de espaços públicos para a prática de esportes, como a quadra de esportes e o plantio de centenas de mudas.

Em 2005 entrou para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) onde atuou na reorganização da documentação da instituição e em 2007 se tornou presidente da entidade, na qual garantiu a efetividade de direitos e entrou para a história do Sindicato ao construir a sede própria, até hoje utilizada pelos filiados e diretores. Em 2010 foi convidado a integrar a Força Sindical, ainda enquanto presidente do Sisemp. Se tornou vice-presidente e em seguida presidente da Força Sindical no Tocantins. O vislumbre para criar a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto) veio em 2011, com a proposta de efetivamente representar os interesses de todos os trabalhadores do serviço público. Atualmente com 17 entidades filiadas, a Fesserto consolida a proposta de ser referência aos servidores públicos por meio do auxílio aos sindicatos em suas negociações, relações sindicais e também ser reconhecida na representação política e dos interesses da categoria profissional. A Fesserto impulsiona o trabalho desenvolvido na defesa de direitos, tais como pagamento de data-base, a luta por uma aposentadoria digna, a representatividade na tomada de decisões e os benefícios de forma geral para os servidores, e ampliar essas melhorias, cada vez mais, é como pretende melhorar a vida dos tocantinenses, já que a atuação do servidor público é de suma importância para o desenvolvimento do Estado. Essa atuação é especialmente destacada como presidente, por dispor de ótimo relacionamento nas diversas esferas de poder, sejam eles em nível municipal, estadual ou federal. Em 2020, o líder sindical almejou uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais