A comunidade Mumbuca, no município de Mateiros, na Região do Jalapão é palco desta sexta, 15, até o domingo,17, da Festa da Colheita do Capim-dourado. Este é o período que antecede a liberação da coleta das hastes da herbácea que se inicia a partir do dia 20 de setembro e segue até o dia 30 de novembro, datas estabelecidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão ambiental responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Unidade de Conservação (UC). A programação é realizada pela Associação do Povoado Mumbuca, a festa tem o apoio do Governo do Tocantins e conta com apresentações musicais e teatrais a torneios esportivos, vivências na cultura da comunidade e exposições.
Na festividade, o Naturatins faz a entrega das licenças, documento obrigatório para coleta, manejo e transporte do capim-dourado e buriti. Artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais que possuem campos de buriti e/ou capim-dourado tiveram até o último dia 31 de julho para emissão da licença ou revalidação. O órgão ambiental conversa com a comunidade sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), estratégia de gestão socioambiental que articula aspectos culturais e históricos sobre o uso do fogo.
Os beneficiários da licença seguem orientações para executarem de forma correta a coleta, o manejo e o transporte dessas espécies para que todo o processo seja feito de forma sustentável. Conforme levantamento da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), em 2022, foram 276 licenças emitidas. Deste número, 273 foram revalidadas este ano, quando se somaram mais 210 emissões.