Rede de educação destaca papel do MPTO na garantia de políticas públicas de ensino

O trabalho do Ministério Público do Tocantins (MPTO) como instituição parceira na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) foi oficialmente reconhecido em uma reunião realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, na última quarta-feira, 6. O encontro teve como objetivo debater iniciativas para a educação básica e enaltecer a participação do MPTO no programa, que […]

O trabalho do Ministério Público do Tocantins (MPTO) como instituição parceira na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) foi oficialmente reconhecido em uma reunião realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, na última quarta-feira, 6. O encontro teve como objetivo debater iniciativas para a educação básica e enaltecer a participação do MPTO no programa, que é voltado à formação continuada de professores, acompanhamento e avaliação de resultados.

A reunião contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior; do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), promotor de Justiça Sidney Fiori; do coordenador da Rede ColaborAção Tocantins, Leonardo Victor dos Santos; e da coordenadora do Programa EducaTO, Êlaine Aires Nunes.

O procurador-geral de Justiça, Abel Andrade, reforçou o compromisso do órgão com a causa. “O MPTO está aqui para ajudar e atuar continuamente. Desde 2020, integramos a Rede ColaborAção sempre contribuindo com o que for preciso”, declarou. Da mesma forma, os representantes da rede de educação elogiaram a parceria. Para Leonardo dos Santos, o programa “é forte em razão do comprometimento dos parceiros, a exemplo do MPTO”. Já Êlaine Nunes afirmou que “a presença do MPTO na rede traz segurança para os entes integrantes”.

 

Resultados e metas

Durante o encontro, foram apresentados os resultados de 2024 do Programa EducaTO, que integra a Rede ColaborAção. A iniciativa é fruto de uma parceria interinstitucional que inclui, além do MPTO, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO) e o Ministério da Educação (MEC).

Em 2024, mais de 5,3 mil pessoas participaram dos cursos de formação continuada oferecidos pelo EducaTO em 102 municípios monitorados pelo programa.

Com o apoio do MPTO e dos demais parceiros, o programa busca alcançar aproximadamente 20 metas para 2025. Entre elas, estão a promoção de uma gestão escolar democrática e participativa, a ampliação da formação continuada para profissionais da educação e o cumprimento de indicadores educacionais.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias