O Tocantins recebe nesta semana a primeira edição do Sertões Series Tocantins, etapa final do Campeonato Brasileiro de Rally Raid 2025. A prova vai até o sábado, 27 , e passa por cenários conhecidos do estado, como o Jalapão e as Serras Gerais, reunindo esporte, turismo e aventura em um percurso de longa distância.
O governador Laurez Moreira avaliou que o evento também funciona como uma vitrine para divulgar as belezas naturais da região. “O turismo é um dos pilares do desenvolvimento do nosso estado e iniciativas como esta fortalecem a economia, movimentam os municípios e geram emprego e renda para a nossa população”, disse.
A competição reforça a imagem do Tocantins como destino turístico nacional. Enquanto o Jalapão já tem reconhecimento internacional, a prova também evidencia o potencial das Serras Gerais, que reúne 22 municípios com cânions, cavernas, rios de águas claras, lagoas e cachoeiras.
De acordo com Leonora Guedes, presidente do Instituto Sertões, a realização traz visibilidade ao estado. “Os eventos esportivos do Sertões ocorrem em contato direto com a natureza e nos trazem a chance de mostrar as belezas e os atrativos turísticos dos locais que atravessamos. A primeira edição do Sertões Series Tocantins destaca as Serras Gerais e toda a sua riqueza e variedade naturais”, afirmou.
Programação da competição

A Vila Sertões foi montada no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, na segunda-feira, 22. A largada promocional aconteceu no dia seguinte, na Praia da Graciosa. Depois, os competidores seguiram para Ponte Alta e, nesta sexta-feira, 26 , chegam a Dianópolis. O encerramento e a premiação estão previstos para sábado, 27.
Atrativos naturais no percurso
A rota do rally inclui pontos turísticos das Serras Gerais, como a Fortaleza dos Guardiões e o Vale Encantado, em Dianópolis; o Rio Azuis, em Aurora do Tocantins; a Lagoa da Serra, em Rio da Conceição; e a Cachoeira das Orquídeas, em Natividade. No Jalapão, que já recebe competições há vários anos, se destacam locais como a Pedra Furada e o Cânion Sussuapara, em Ponte Alta; além da Cachoeira da Velha, em Mateiros.