O seu canal diário de Notícias

Quatorze cidades tocantinenses começam a receber doses da vacina contra a dengue a partir desta segunda, 26

A vacinação já começou em 10 estados; Palmas, Miracema e Miranorte tiveram os maiores lotes das doses

O Tocantins está dentre os 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que receberam as doses para a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS). No Estado, 14 cidades foram contempladas inicialmente com as vacinas, conforme a informação do Ministério da Saúde, sendo elas Aparecida do Rio Negro; Fortaleza do Tabocão; Lagoa do Tocantins; Lajeado; Lizarda; Miracema do Tocantins; Miranorte; Novo Acordo; Rio dos Bois; Rio Sono; Santa Tereza do Tocantins; São Félix do Tocantins; Tocantínia e a Capital, Palmas.

O Ministério da Saúde deu a previsão é que as demais cidades do total de 521 municípios selecionados recebam as doses até a primeira quinzena de março. Na última semana, o MS informou que a vacinação contra a dengue já havia começado em dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses.

O Tocantins recebeu o primeiro lote com as 11.540 doses do imunizante QDENGA®, contra a dengue no último dia 23. Segundo a Secretaria de Saúde do TO, neste primeiro momento da campanha as doses recebidas (D1) serão destinadas para a população-alvo (crianças e adolescentes) com idade entre 10 e 11 anos.

“A equipe da Central Estadual de Estadual de Distribuição de Imunizantes Biológicos da SES-TO vai começar na sexta-feira, 23, a separação e organização das doses que serão distribuídas aos municípios, na próxima segunda-feira, 26, em Palmas. É importante lembrar que os gestores precisam participar do nosso webinar para saber mais informações sobre os imunizantes, quantidade de doses disponíveis, seringas e agulhas próprias, para iniciar a sua estratégia de vacinação o mais breve possível”, pontuou Diandra.

A escolha dos municípios selecionados e o número de quantitativos enviados neste primeiro lote foram definidos conforme a Nota Técnica n° 14/2024 do Ministério da Saúde. A programação ficou assim: Palmas (9.082 doses), Miracema do Tocantins (544 doses), Miranorte (367 doses), Rio dos Bois (92 doses), Rio Sono (148 doses), Novo Acordo (143 doses), Aparecida do Rio Negro (166 doses), Lajeado (116 doses), Santa Tereza do Tocantins (105 doses), Tocantínia (352 doses), Lagoa do Tocantins (135 doses), Fortaleza do Tabocão (116 doses), São Félix do Tocantins (69 doses) e Lizarda (102 doses).

A determinação sobre a quantidade de doses enviadas foi realizada pelo Ministério da Saúde, que teve como base três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Quem será imunizado

Conforme informação do Ministério da Saúde, serão vacinadas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

Casos no TO

O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), atualizado em 21 de fevereiro de 2024, aponta que houve uma queda de 77,2% no número de casos confirmados de Dengue, em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 649 casos em 2023 e 148 em 2024.

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio do link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-das-arboviroses/6aqzbftl85g2.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo Aedes aegypti.

(Com informações da Agência Brasil -EBC e Secretaria de Estado da Saúde do TO)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais