Promotoria de Justiça constata falta de medicamentos e profissionais na UPA Sul, durante vistoria

Usuários do SUS também apontaram problemas como banheiros sem fechadura e paredes com mofo

 

 

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça de Palmas, realizou uma vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul após uma representação, na última terça-feira, 28. Na visita, constatou-se a ausência de medicamentos essenciais e a carência de profissionais na área de enfermagem.

CONSTATAÇÕES

De acordo com MPTO, a UPA Sul enfrenta a necessidade de 33 técnicos de enfermagem e 21 enfermeiros para atender à demanda da unidade, causando sobrecarga de trabalho aos servidores e prejudicando o atendimento aos pacientes. Também, há falta de profissionais para atuar na área administrativa.

Relatos de profissionais indicam que os contratos vencem sem renovação e apesar de ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informaram que as contratações só ocorrerão a partir de janeiro de 2024.

LONGA ESPERA E PROBLEMAS COM A ESTRUTURA

Durante a vistoria, evidenciou-se longa espera de pacientes por atendimento, alguns relatando estar na unidade há mais de duas horas. Usuários do SUS também apontaram problemas como banheiros sem fechadura e paredes com mofo.

OS MEDICAMENTOS 

Falta de medicamentos é outra preocupação, com 54 itens em falta, incluindo antibióticos como amoxicilina e anti-inflamatórios como nimesulida, ibuprofeno, dexametasona e diclofenaco. Além disso, 32 medicamentos essenciais encontram-se em estoque crítico, comprometendo o atendimento adequado aos pacientes.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias