Projeto de interligação de sistemas entre Polícia Civil e Judiciário é apresentado ao TJTO

Projeto de interligação de sistemas entre Polícia e Judiciário é apresentado ao TJTO
Foto: Jodacy Filho/Governo do Tocantins

Para melhorar a comunicação entre a Polícia Civil e o Judiciário, o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal. O encontro, realizado na sede do TJTO, teve como foco a interoperabilidade entre o Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e o EProc, sistema processual do Judiciário.

Atualmente, os policiais civis precisam lançar informações em dois sistemas distintos. Com a integração, o procedimento feito na delegacia será automaticamente enviado ao EProc, eliminando retrabalho e garantindo mais rapidez e eficiência no compartilhamento de dados.

A desembargadora Maysa Vendramini sinalizou apoio à iniciativa e indicará um ponto focal do TJTO para elaborar um plano de trabalho em conjunto com a SSP/TO. Após essa etapa, a SSP/TO oficiará o Ministério da Justiça para priorizar a implementação do novo sistema.

Durante a reunião, também foi apresentado o Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis), que moderniza a segurança pública por meio da captura e análise de impressões digitais e reconhecimento facial. O Abis possibilita um banco de dados consolidado, que pode ser utilizado em audiências de custódia e outros procedimentos judiciais.

A presidente do TJ/TO mostrou interesse no Abis e uma nova reunião será agendada para aprofundar o tema. “Precisamos trabalhar juntos, cada um com sua independência, mas com um objetivo comum”, afirmou Maysa Vendramini.

O secretário Bruno Azevedo destacou a importância do diálogo entre os poderes Executivo e Judiciário para criar políticas públicas mais eficazes. “Nossa visita institucional ao TJTO reforça o compromisso de cooperação entre as instituições para beneficiar a sociedade tocantinense”, pontuou.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; o superintendente de Inteligência da SSP/TO, Emerson Moura; o delegado Roger Knewitz; a vice-presidente do TJ/TO, desembargadora Jacqueline Adorno; e os juízes auxiliares Ariostenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vencio Filho.

Foto de Barbara Hane
Barbara Hane
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias