Programa lançado pelo Governo do Tocantins visa oferecer segurança alimentar a famílias em vulnerabilidade

Programa lançado pelo Governo do Tocantins visa oferecer segurança alimentar a famílias em vulnerabilidade
Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

 

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira, 1º , foi publicada a Medida Provisória que cria o Programa AlimenTO. A iniciativa visa garantir acesso a alimentação adequada para famílias em situação de vulnerabilidade social e com renda baixa.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do programa. “Estamos colocando em prática um programa essencial, que atende famílias que mais precisam, especialmente, aquelas com crianças, idosos ou pessoas com deficiência. É uma ação de cuidado, justiça social e compromisso com a dignidade das pessoas”, afirmou.

O programa oferece segurança alimentar a famílias com renda insuficiente. O benefício será destinado principalmente a famílias cadastradas no Cadastro Único, com prioridade para aquelas com crianças de 0 a 6 anos e chefiadas por mulheres.

Serão atendidas 7 mil famílias em todo o estado, distribuídas pelos 139 municípios. O benefício consiste em transferência direta de R$ 250 mensais, via Cartão AlimenTO, que poderá ser recarregado por 12 meses. Além da renda, o programa inclui acompanhamento nutricional, ações educativas sobre alimentação saudável e fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisan).

Os alimentos poderão ser comprados em estabelecimentos locais credenciados, fortalecendo a economia regional e a agricultura familiar. Durante o período do programa, as famílias passarão por avaliação para verificar se continuam em situação de insegurança alimentar.

Gestão e condicionalidades

O AlimenTO será executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), por meio da Rede Cuidar.

Para receber o benefício, as famílias devem cumprir requisitos como frequência escolar mínima de 85% para crianças, vacinação em dia, realização de pré-natal, monitoramento nutricional, inscrição no Cadastro Único e renda per capita de até R$ 218. O acompanhamento será feito pela Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional (Asan).

Parcerias e fortalecimento social

Valderez Castelo Branco, titular da Setas, destacou a relevância do programa. “O AlimenTO reafirma o compromisso do Governo do Tocantins, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, em fortalecer as políticas sociais e garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade. Integrado à Rede Cuidar, ele representa cuidado, acolhimento e esperança”, disse.

O programa conta com apoio de entidades como o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Rede Cuidar

A Rede Cuidar atua em áreas como segurança alimentar, assistência social, habitação, educação, saúde, geração de emprego e renda, agricultura familiar, direitos humanos, esporte e lazer, segurança pública e desenvolvimento sustentável. Ela coordena políticas públicas existentes e propõe novas ações, sendo organizada pelo Comitê Gestor de Proteção Social, composto por 21 representantes do Poder Executivo.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias