Categorias: Tocantins

Procon de Palmas encontra 150kg de alimentos e bebidas vencidos em 55 lojas de conveniência em postos de combustíveis

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nos últimos dez dias, a equipe de fiscalização do Procon Municipal de Palmas realizou uma inspeção em 55 postos de combustíveis espalhados pela capital. Esta ação, chamada de “Operação Produtos na Validade”, focou na análise de condições dos produtos nas lojas de conveniência dos postos, especificamente verificando datas de validade, métodos de armazenamento, e a precisão na precificação.

A operação resultou na descoberta de aproximadamente 150 quilos de produtos fora dos padrões regulamentares. Entre os itens irregulares encontrados estavam refrigerantes, energéticos, sucos, salgadinhos, cervejas, bolachas, doces, temperos, entre outros, apresentando problemas como datas de validade expiradas.

Como medida imediata, foram emitidos autos de apreensão e constatação e os proprietários dos postos de combustíveis foram instruídos a adotarem as correções necessárias. Os produtos apreendidos foram destinados ao Aterro Sanitário para descarte, seguindo as normas ambientais aplicáveis.

Posicionamento do Procon Municipal

Rafael Dias, secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, reiterou a importância dessa fiscalização e das consequências para os estabelecimentos infratores. A comercialização de produtos com validade vencida constitui uma grave violação às regulamentações de proteção ao consumidor. Tais práticas não apenas infringem a Lei nº 8.078/1990, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas também representam um risco significativo à saúde pública.

Direitos do Consumidor

O CDC assegura aos consumidores o direito a produtos com qualidades e quantidades conforme anunciado, sem defeitos que comprometam seu uso ou consumo. Em caso de irregularidades, há mecanismos legais que permitem a substituição do produto, a restituição do valor pago ou um abatimento proporcional no preço.

Como Denunciar

Consumidores que se depararem com produtos irregulares são encorajados a fazer denúncias. Isso pode ser feito por meio dos endereços de e-mail procon@palmas.to.gov.br ou superintendenciaprocon@palmas.to.gov.br.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT