A Prefeitura de Palmas e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) formalizaram, nessa quarta-feira, 10 , um termo de cooperação técnica que terá validade inicial de dois anos. O acordo estabelece ações conjuntas em áreas como habitação de interesse social, fiscalização de obras e serviços, além da troca de informações e apoio técnico entre as instituições.
De acordo com o termo, a Prefeitura ficará responsável por fornecer infraestrutura e equipe técnica, enquanto o CAU/TO contribuirá com orientações metodológicas, suporte técnico e relatórios especializados. Não haverá repasse financeiro entre os órgãos, mas cada frente de atuação terá um plano de trabalho próprio.
Desafios habitacionais e urbanos
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a importância da parceria para enfrentar os problemas de urbanização da capital. “É importante estreitar a nossa relação com o CAU para planejar e definir o que é melhor para Palmas. Temos vários desafios de ocupação, materiais, casas sem banheiro, ruas sem calçadas, e precisamos avançar com qualidade e responsabilidade”, afirmou.
O secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, acrescentou que a cooperação vai fortalecer iniciativas de resiliência climática e projetos de requalificação, como o Parque dos Pioneiros, no Córrego Machado.
“A proposta é realocar famílias em áreas de risco e auxiliar na construção e reforma de moradias, sempre com orientação técnica. Teremos arquitetos e profissionais da secretaria atuando junto com os do CAU, garantindo qualidade habitacional e apoio direto às comunidades”, explicou.
Assistência técnica para famílias de baixa renda
O presidente do CAU/TO, Robson Freitas Corrêa, ressaltou que a cooperação vai beneficiar diretamente a população em situação de vulnerabilidade. “Essa parceria com a Prefeitura favorece diretamente projetos como o do Parque do Córrego Machado. Vamos trabalhar na melhoria das habitações, reformas e pequenas construções, com a participação dos arquitetos e apoio dos estagiários”, disse.