Prefeitura de Palmas amplia vacinação contra dengue para crianças, adultos com comorbidades e população em situação de rua

O horário de vacinação será das 8h às 18h, em todas as unidades de saúde de Palmas

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está ampliando a faixa etária da vacinação contra a dengue a partir de segunda-feira, 6. Agora, serão incluídas crianças a partir de seis anos de idade, além de pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades e a população em situação de rua.

Com essa mudança, a vacinação será oferecida da seguinte maneira: crianças de 6 a 14 anos com ou sem comorbidades; pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades; e população em situação de rua até 59 anos, com ou sem agravos.

HORÁRIO E LOCAIS DE VACINAÇÃO

O horário de vacinação será das 8h às 18h, em todas as unidades de saúde de Palmas. Durante o processo de imunização, é fundamental apresentar o Cartão de Vacinação. Pacientes com comorbidades devem comprovar sua condição por meio de laudo médico ou consulta ao sistema de saúde que demonstre o acompanhamento, podendo realizar este procedimento na própria unidade de saúde.

CONDIÇÕES DE COMORBIDADES

As comorbidades incluem doenças crônicas neurológicas, cardíacas, hepáticas, renais, síndromes (como a Síndrome de Down) e diabetes mellitus. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não estão aptas a receber a vacina.

DADOS E ESTOQUE DA VACINA

Até o momento, a Semus recebeu um lote da vacina Qdenga com 9.082 doses e já aplicou 3.425 delas, correspondendo a 37,7% do total recebido. Restam 5.637 doses que serão destinadas ao público desta ampliação.

No final de maio, os primeiros vacinados em Palmas receberão a segunda dose, pois o esquema vacinal requer duas aplicações com um intervalo de três meses entre elas. Vale ressaltar que a vacinação contra a dengue teve início na capital em 28 de fevereiro, inicialmente para crianças de 10 e 11 anos, e em 7 de março foi ampliada para abranger até os 14 anos de idade

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias