Piloto e passageiro morrem após queda de avião em fazenda no centro do Tocantins

Piloto e passageiro morrem após queda de avião em fazenda no centro do Tocantins
Foto: Bruno Soares/Portal Eu Amo Lagoa

 

O passageiro que sobreviveu à queda de um avião em uma fazenda de Fátima, no centro do Tocantins, morreu nesse domingo, 2. Ele foi identificado como José Rosário Carneiro de Oliveira, de 52 anos, e estava internado em estado grave desde o acidente.

A queda ocorreu na tarde de sábado, 1º. O piloto Diomedio Aires da Silva Filho, de 56 anos, morreu ainda no local. Moradores registraram a aeronave sobrevoando a cidade momentos antes da queda, quando já apresentava perda de altitude em alta velocidade.

De acordo com a Polícia Militar, José Rosário foi resgatado com vida e levado inicialmente ao hospital de Porto Nacional. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ele foi transferido para o Hospital Geral de Palmas no mesmo dia, mas não resistiu aos ferimentos, mesmo após receber atendimento médico intensivo.

Morador relatou que o avião passou próximo a cabos de energia e logo em seguida desapareceu atrás de um reservatório de água, em direção à zona rural. Testemunhas também relataram ter ouvido o som forte do motor segundos antes do impacto.

Piloto tinha registro regular

Equipes de emergência foram enviadas ao local logo após a queda. O passageiro foi levado ao hospital e o piloto morreu no local. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Diomedio tinha registro regular para pilotar.

Aeronave estava em nome do piloto

Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião, modelo Conquest 180, estava cadastrado no nome do piloto e tinha capacidade para transportar até 750 quilos.

O Aeroclube de Porto Nacional lamentou a morte do piloto, destacando seu “legado de amizade, companheirismo e amor pela aviação”.

Imagens feitas após o acidente mostram que o impacto destruiu a parte frontal e as asas do avião, e a Polícia Militar confirmou o vazamento de combustível na área.  A área do acidente foi isolada para os trabalhos da perícia. O Instituto Médico Legal (IML) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), foram acionados para realizar os procedimentos técnicos e apurar as causas do acidente.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias